Serra dá início aos trabalhos para alavancar empreendedorismo no município

Estão previstas mais de 3 mil horas de consultoria especializada, entre outras ações

Serra dá início aos trabalhos para alavancar empreendedorismo no município


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Fomentar a melhoria do ambiente de negócios por meio da gestão pública municipal, como ação de estímulo ao empreendedorismo através de soluções que vão da desburocratização de processos e até incentivo da cultura empreendedora junto aos estudantes da rede pública. Essas são algumas das propostas apontadas no Plano de Ação do Programa Cidade Empreendedora, parceria entre a Prefeitura Municipal da Serra, o Sebrae/ES e a Aderes lançada na última quarta-feira (13). 

"A cidade empreendedora é o instrumento do momento. Normalmente o setor público fica muito preocupado com as grandes indústrias, grandes empresas, em dar grandes incentivos. Nós temos que mudar, temos que dar grandes incentivos para os pequenos. É o nosso desafio neste momento", afirmou o prefeito Sergio Vidigal. 

O plano foi elaborado a partir da realização de um diagnóstico composto por 222 itens, por meio do qual foram apontadas as principais necessidades de melhoria na gestão do município para impactar positivamente o ambiente de negócios local. 

A metodologia do programa propõe trabalhar os aspectos de uma cidade empreendedora, tendo como objeto o governo municipal e sua capacidade e competência de gerar valor para estruturação de um ambiente de negócios saudável, a partir da ação pública.

No total, estão previstas mais de 3 mil horas de consultoria especializada. Entre as soluções propostas no plano, estão a modernização de legislações e de processos internos, capacitações voltadas para a comunidade e para servidores, consultorias para fornecedores e prestadores de serviços junto à prefeitura, realização de iniciativas direcionadas à população atendida pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e ensino de empreendedorismo nas escolas da rede municipal. 

Estas ações fazem parte dos nove eixos estratégicos estabelecidos pelo plano, assim definidos:  

- Eixo 01: gestão pública empreendedora; 

- Eixo 02: desburocratização; 

- Eixo 03: compras governamentais; 

- Eixo 04: poder público como indutor da inovação;

- Eixo 05: inclusão produtiva; 

- Eixo 06: liderança e território;

- Eixo 07: educação empreendedora; 

- Eixo 08: sala do empreendedor; 

- Eixo 09: projetos especiais;

“Tornar a Serra uma cidade empreendedora foi uma das propostas do Plano de Governo do prefeito Sergio Vidigal e esta é mais uma entrega de sua gestão. O programa Cidade Empreendedora vai fortalecer a relação da gestão pública municipal com o empresariado, através de um conjunto de soluções apresentadas pelo Sebrae em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento Estratégico, para ampliar sua capacidade de estimular o empreendedorismo, tornar o município mais competitivo e com maiores oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico e social. Essa parceria entre a Prefeitura, a Aderes e o Sebrae já deu certo, pois sabemos da importância e da influência que a atividade empreendedora exerce na atual realidade brasileira”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Lílian Mota.

O lançamento do programa Cidade Empreendedora e a assinatura do protocolo de intenções foram realizados no auditório da faculdade UCL, em Manguinhos, e contou também com a presença do diretor superintendente do Sebrae, Pedro Gilson Rigo e do diretor presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho.