Serra inicia ação educativa sobre o defeso do caranguejo-uçá

Iniciativa tem o principal objetivo de alertar sobre o período do defeso do caranguejo-uçá, que vai começar já no início de outubro

Serra inicia ação educativa sobre o defeso do caranguejo-uçá


Texto: Marcos Sacramento - Foto: IA - Gemini

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza uma ação educativa em diversos comércios do município para alertar sobre o período do defeso do caranguejo-uçá, marcado já no início de otubro.

A iniciativa, que aconteceu nesta sexta-feira (19), tem como objetivo conscientizar comerciantes e a população sobre a importância da preservação da espécie e as consequências da captura e venda ilegal durante a reprodução do animal.

O defeso do caranguejo, que proíbe a captura, o transporte e a comercialização do animal, começa em 1º de outubro e se estende até o 31 de novembro, para machos, indo até 31 de dezembro para as fêmeas. 

Os trabalhos desta sexta-feira, aconteceram em Manguinhos e Jacaraípe. A ação continua na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28, abrangendo também os bairros Carapebus, Bicanga e Nova Almeida, com abordagens em bares, restaurantes, quiosques e peixarias. 

A iniciativa será promovida pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA), em conjunto com a Fiscalização de Meio Ambiente, e vai contar com a distribuição de cartazes, bottons e marca-páginas, reforçando a importância do respeito à lei. 

Estabelecimentos comerciais ou pessoas flagradas capturando ou comercializando caranguejos no período de proibição podem receber penalidades que vão do pagamento de multas a prisão, dependendo da gravidade do caso.