Serra participa de intercâmbio internacional sobre tecnologias avançadas de rede

O objetivo é conhecer soluções inovadoras de conectividade com e sem fio, de alto desempenho e inteligência integrada

Serra participa de intercâmbio internacional sobre tecnologias avançadas de rede


Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade, participa, entre os dias 3 e 4 de dezembro, de uma visita técnica à sede de uma empresa de tecnologia na Califórnia (EUA). O objetivo é conhecer soluções inovadoras de conectividade com e sem fio, de alto desempenho e inteligência integrada.

A empresa visitada é referência mundial em infraestrutura de acesso à rede e oferece tecnologias de alto nível voltadas para ambientes críticos, como sistemas públicos, hospitais e unidades prisionais. 

Trindade integra uma delegação técnica do Espírito Santo, que reúne representantes de diversos órgãos públicos, entre eles a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A iniciativa busca promover intercâmbio técnico internacional voltado para três grandes frentes: segurança institucional, cidades inteligentes e infraestrutura e gestão hospitalar.

Durante a visita, o grupo terá acesso a soluções para gerenciamento centralizado de redes, capazes de operar em ambientes de alta complexidade, além de aplicações avançadas em espaços públicos e prisionais. A visita ocorre a convite da própria empresa, que também está arcando com os custos da missão técnica.

Para o secretário Pedro Trindade, a participação nesta missão técnica é estratégica para o município da Serra. “Esse tipo de visita é importante para que possamos conhecer e compreender como está sendo usado o que há de mais moderno em tecnologia nessas áreas. É uma oportunidade quase exclusiva de ver de perto o estado da arte e entender como essas soluções são aplicadas na prática, além de fortalecer o intercâmbio com outros órgãos do Estado”, afirmou.

A expectativa é que os conhecimentos adquiridos contribuam para o desenvolvimento de projetos de inovação na Serra, especialmente nas áreas de conectividade, modernização de serviços públicos e segurança tecnológica.