Serra reforça combate à dengue e lança novo serviço para proteger a população

A Prefeitura da Serra vai intensificar o combate à dengue com novo serviço de borrifamento em unidades públicas de grande circulação

Serra reforça combate à dengue e lança novo serviço para proteger a população


Texto: Amanda Drumond - Foto: Divulgação/VAS

Em mais um avanço na luta contra a dengue, a Secretaria de Saúde da Serra adotou um novo serviço para combater o mosquito Aedes aegypti: o Borrifamento Residual Intradomiciliar (BRI).

Esta ação consiste em, basicamente, aplicar o produto nas paredes de edifícios públicos de grande circulação, como escolas e unidades de saúde, após o fechamento desses ambientes.

O trabalho será conduzido pela Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) e pelo setor de Controle de Vetores e Endemias. De acordo com Viviane Marins, gerente da VAS, essa é mais uma estratégia que a Prefeitura da Serra adotou para proteger a população das arboviroses.

"Com essa nova medida, conseguiremos intensificar a eliminação dos mosquitos adultos em locais de grande circulação, como unidades de saúde e escolas, reduzindo o risco de transmissão da dengue, zika e chikungunya", disse Viviane.

Médico veterinário da VAS e referência técnica em vetores e endemias, Fabiano Martins explica que o BRI utiliza um produto adulticida, ou seja, eficaz apenas contra os mosquitos adultos do Aedes Aegypti. 

"Nosso serviço piloto será aplicado, inicialmente, nas Unidades Regionais de Saúde (URS) no momento do fechamento dos locais. A primeira aplicação aconteceu nas URS de Jacaraípe, Serra Dourada, Feu Rosa e Valparaíso, no dia 21 deste mês", explicou Martins.

Esse novo serviço se soma às diversas iniciativas já realizadas pela Prefeitura da Serra no combate ao mosquito. "Além do trabalho de campo de tratamento domiciliar, com as visitas dos agentes às residências, circulação do carro fumacê e aplicação espacial de inseticida nas vias públicas e bueiros, também são realizadas ações especiais de bloqueio de transmissão", afirmou Viviane Marins.

Segundo a gerente, nos bloqueios, é realizada a pulverização de inseticida por nebulização, em um raio de 150 metros ao redor do local com caso confirmado de dengue, utilizando inseticida UBV (Ultra Baixo Volume) e máquinas costais motorizadas.

A importância da participação da população

Mesmo com todos os esforços da Prefeitura, a colaboração da população é essencial. A Vigilância Ambiental em Saúde mantém o serviço do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para solicitar ajuda ou denunciar um foco do mosquito anonimamente, basta ligar para o telefone 3228-5394. Os agentes de combate às endemias irão até o local.

Como combater o mosquito

- Medidas simples podem ajudar a eliminar criadouros do Aedes aegypti:
- Evite o acúmulo de água parada;
- Não deixe garrafas destampadas ou cheias de água;
- Descarte o lixo corretamente;
- Mantenha caixas d'água e reservatórios sempre fechados;
- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas ou coloque areia nos pratos;
- Armazene o lixo em sacos plásticos bem fechados.

Caso apresente sintomas como dor no corpo, dor de cabeça, febre persistente, dor nos ossos e articulações ou manchas pelo corpo, procure uma das 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Serra para atendimento.