Serra Sede voltará a ter Delegacia de Polícia após apoio da Prefeitura

O retorno da Delegacia de Polícia à Serra Sede tem como principal objetivo fortalecer o combate à criminalidade e ampliar a presença das forças de segurança na região

Serra Sede voltará a ter Delegacia de Polícia após apoio da Prefeitura


Texto: Jonathas Gomes - Foto: Dayana Souza/PMS

A região de Serra Sede está prestes a contar novamente com uma Delegacia de Polícia Civil. A Prefeitura da Serra irá custear o aluguel do imóvel onde a unidade funcionará. A iniciativa, em parceria com a Polícia Civil do Espírito Santo, é parte de um conjunto de ações para fortalecer a segurança pública da cidade.  

O retorno da Delegacia de Polícia à Serra Sede tem como principal objetivo fortalecer o combate à criminalidade e ampliar a presença das forças de segurança na região. Com uma delegacia mais próxima da comunidade, será possível agilizar investigações, ampliar o atendimento à população e intensificar as ações de repressão e prevenção à violência.

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, ressalta que os avanços na segurança são resultado da continuidade e do fortalecimento de ações iniciadas nos últimos quatro anos. No primeiro semestre de 2025, a cidade já apresenta queda nos crimes contra o patrimônio, nos casos de feminicídio e em roubos e furtos de veículos, além de alcançar o menor índice histórico de homicídios, aponta Meireles.

“O diálogo com a Polícia Civil foi essencial para garantirmos o retorno da Delegacia à Serra Sede. Essa é uma ação estratégica para atuarmos com ainda mais rigor no enfrentamento ao crime. Estamos comprometidos com a proteção dos moradores e trabalhadores da região”, aponta. 

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destaca que indicadores de segurança já refletem o trabalho de integração e de inteligência voltado à segurança pública. Ela reafirma que o diálogo para trazer a Delegacia a Serra Sede irá proteger ainda mais quem frequenta a região.

“Com o retorno da Delegacia da Polícia Civil para Serra Sede, a segurança ganha mais força. A ideia é simples: proteger quem trabalha, quem cuida da família, quem quer viver em paz. Respeito, ordem e justiça são nossos compromissos com quem faz a cidade acontecer. Nossa política é de intolerância contra o crime e contra o criminoso”, defende.

Além da reativação da delegacia, a gestão municipal tem ampliado o apoio à Polícia Militar. As ações fazem parte de um trabalho integrado entre as forças de segurança que já tem apresentado resultados, com a redução de indicadores de criminalidade na Serra. 

Novas ações e investimentos no primeiro semestre de 2025
A Prefeitura da Serra ampliou as ações de segurança pública ao longo do primeiro semestre de 2025, com ações preventivas e melhorias na integração com outras forças e setores da administração.

A GCM passou a atuar diretamente nas escolas municipais com a criação da Patrulha Escolar, voltada à prevenção da violência e mediação de conflitos no ambiente escolar. Outro destaque foi o projeto Defesa Civil nas Escolas, reconhecido com o Certificado de Boas Práticas em Gestão de Risco e Desastre. A iniciativa inclui conteúdos de prevenção de desastres no currículo das unidades de ensino da rede.

Ainda no campo da educação, a Lei Transitando tornou obrigatórias atividades sobre segurança no trânsito no currículo de cerca de 70 mil estudantes da rede municipal.

Na prevenção de crimes ambientais e patrimoniais, a prefeitura criou uma força-tarefa para coibir furtos de fios de cobre. Em março, a operação resultou na apreensão de 2,5 toneladas de material e na prisão de cinco pessoas.

Entre as operações integradas, destacam-se: a Escape Zero, voltada à fiscalização de escapamentos de motocicletas e combate à poluição sonora; a Operação Coletivo Seguro, que reforça a segurança no transporte público; e as ações de fiscalização em bares, casas noturnas e distribuidoras, para garantir o cumprimento da legislação e a segurança da população.

As iniciativas demonstram o trabalho da gestão municipal para ampliar a proteção da população e a presença preventiva do poder público em diferentes frentes.