Setembro Verde: professoras da Serra criam corredor sensorial para ensinar inclusão
Iniciativa envolveu toda a equipe do Cmei Geanderson Jesuíno dos Santos e busca estimular o desenvolvimento e a integração de todas as crianças

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Para celebrar o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a inclusão de pessoas com deficiência, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geanderson Jesuíno dos Santos, no bairro Vista do Mestre, criou um painel e um corredor sensoriais. O objetivo das instalações é promover o respeito às diferenças, a integração entre as crianças e o combate ao preconceito desde os primeiros anos da vida escolar.
No painel sensorial foram fixados diversos materiais com diferentes texturas, formas e cores, projetados para estimular os sentidos das crianças, como o tato, a visão e a audição. Esse recurso pedagógico foi pensado para incentivar a exploração, a curiosidade e, principalmente, a interação e a integração entre todos os alunos da unidade.
Tanto o painel quanto o corredor sensorial estimulam a exploração, trabalham a coordenação motora fina e grossa, promovem a curiosidade e a investigação. Além disso, contribuem para a autorregulação, especialmente em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades foram desenvolvidas pelas professoras de educação especial Amanda Barbosa Dias e Claudiamara Pereira da Costa, com o apoio da pedagoga Letícia Coutinho.
A diretora da unidade, Vanderléia Lebarch, destaca que o foco principal da iniciativa, é promover a inclusão de forma efetiva desde os primeiros anos de vida. "Nosso objetivo é construir um ambiente onde cada criança se sinta acolhida, valorizada e com as mesmas oportunidades de aprender e interagir. O painel e o futuro corredor sensorial são ferramentas que materializam nosso compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva e estimulante para todas as nossas crianças", ressalta.