Urbanismo na Serra: planejamento e sustentabilidade para oferecer qualidade de vida
Na Serra, ações vão de novo PDMS a Parques Lineares e investimentos em mobilidade
Texto: Marcos Sacramento
- Foto: Edson Reis/Secom-PMS
Neste sábado (8) é celebrado o Dia Mundial do Urbanismo. Na Serra, a Prefeitura reforça o compromisso de que a disciplina vai muito além da estética, atuando diretamente no planejamento e na qualidade de vida dos moradores. Por meio da Secretaria de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, uma equipe técnica qualificada trabalha diariamente no desenvolvimento de ações e projetos que visam uma cidade mais organizada, limpa e sustentável.
O principal pilar desse trabalho é o Plano Diretor Municipal Sustentável (PDMS) da Serra, que foi atualizado em 2023. O documento, em sua versão atual, é mais sustentável, ágil e claro, buscando garantir o desenvolvimento econômico do município de forma equilibrada com a proteção ambiental, o que inclui zoneamento e adensamento controlados.
Focando no bem-estar da população, está em elaboração o Plano de Arborização Urbana. A iniciativa prevê o plantio e manejo de árvores em vias, parques e áreas públicas para gerar sombra e conforto térmico. As ações do plano também visam melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição sonora e os ventos fortes, além de contribuir para o controle da temperatura das cidades e conciliar a preservação do meio ambiente com a dinâmica urbana.
Outro destaque da área de urbanismo são os Parques Lineares, também projetados pela equipe técnica. O projeto do Parque Linear de Serra Centro foi selecionado pela Incubadora do Boticário para receber assessoria técnica para captação de recursos que viabilizem sua implantação. O Parque Linear de Nova Almeida também já conta com projeto elaborado. Ambos estão em fase de contratação dos projetos executivos.
Os Parques Lineares fazem parte de um projeto maior da prefeitura, o Circuito 5-P, que pretende unir, por meio de mobilidade urbana e arborização, Parques, Praças, Praias, Patrimônios e Paisagens. O objetivo é elevar o nível sensorial da experiência de atividades ao ar livre, lazer, esporte, turismo e cultura.
O trabalho de urbanismo da Serra também é visível na construção e reformas de praças e nos investimentos em mobilidade urbana, essenciais para o funcionamento da cidade. Entre os projetos importantes, estão a Terceira Via entre Serra e Vitória, o Contorno de São Domingos, o Binário Norte-Sul, o binário Novo Horizonte e a avenida inteligente (Eldes Scherrer).
"Planejamos e estamos construindo uma cidade voltada para as pessoas e pela promoção da qualidade de vida", destaca o secretário Cláudio Denícoli, responsável pelas pastas de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano.