Venda de palmito autorizada em sete pontos na Serra

A comercialização é permitida das 6 às 23 horas

Venda de palmito autorizada em sete pontos na Serra


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Everton Nunes/Acervo PMS

A venda do palmito para a produção dos tradicionais pratos da Semana Santa acontece na Serra em sete pontos determinados pela Prefeitura.

São eles: próximo ao Terminal de Laranjeiras; na entrada do bairro Jardim Limoeiro; na entrada de Nova Almeida; em Serra-Sede, em frente ao Posto São Benedito; na colônia de pescadores da Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe; na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacaraípe, na área de estacionamento onde fica o parque de diversões; e perto do posto de gasolina em José de Anchieta. A comercialização é permitida das 6 às 23 horas.

Regras:

Utensílios como facas, machetes e machados devem ser livres de ferrugem, sendo compostos de material inoxidável. Não devem possuir terra ou material em decomposição (ex.: restos de palmito).

Considerando a exposição do produto no chão, deve haver, minimamente, lona ou estrutura de fácil higienização e sem avarias (ex.: borracha, plástico) para ter contato direto com o produto. Não é permitido manter o produto em contato direto com o chão.

Caso exista produtos regularmente registrados em frascos sendo comercializados, não manter sob exposição direta ao sol. Considerando o armazenamento do palmito nos caminhões com carroceira aberta, manter cobertura com lona para evitar contato direto do produto com o sol. Caminhões com carroceria fechada, aplicar as explicações pontuadas acima.

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: organizar num ponto único, longe do produto destinado à venda. Após cada jornada de trabalho, bem como durante a geração do resíduo de beneficiamento, (ex.: aparas, cascas), é obrigatório fazer o recolhimento e acomoda em ponto específico de modo que ele não se misture aos produtos destinados à venda com resíduos.