UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE DE SERRA SEDE

  • Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
  • Descrição:
    • Diretrizes: Prática de co-gestão com metodologia de Apoio institucional, Colegiado gestor, Conselho local, Acolhimento humanizado e Apoio matricial.

      Bairros e Unidades de Abrangência: Caçaroca, Continental, Jardim Bela Vista, Jardim Primavera, Palmeiras, São Domingos, São Lourenço, Cascata I e II, Divinópolis, Jardim Guanabara, Maria Niobe, Santo Antonio, São Judas Tadeu, Residencial Centro da Serra, Zona Rural (Calogi, Belvedere, Cidade Nova da Serra, Chapada Grande, Putiri, Muribeca e Aruaba)

      Horário de atendimento: 07h00 às 17h00 de Segunda a Sexta-feira.

      Documentos necessários para o acesso ao serviço: 

      · Cartão SUS;

      · Cartão da Unidade de Saúde;

      · Comprovante de Residência:

      · Documento de identidade com foto (no caso de crianças, Certidão de Nascimento).

      Requisitos para acesso ao serviço:

      1) No caso das Unidades Básicas de Saúde:

      · Ser morador do território de abrangência da unidade de saúde

      · Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

      · Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.

      2) No caso das Unidades Regionais de Saúde:

      · Ser morador do território de abrangência da Unidade Regional de Saúde ou ter encaminhamento agendado por outra unidade de saúde da rede para atendimento naquele serviço.

      · Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);

      · Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.

      Formas de acesso ao serviço:

      AGENDAMENTO DE CONSULTAS:

      A unidade de saúde trabalha com agendamento de consultas no prazo máximo de 1 mês. Portanto, caso o usuário deseje agendar uma consulta, uma vez já possuindo seu cadastro, deverá procurar a unidade com antecedência para fazê-lo.

      AGENDAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS:

      O agendamento de exames laboratoriais é diário 07hs às 14hs e a coleta ocorre de Segunda a Sexta, das 07hs as 09hs. O prazo médio para agendamento de exames laboratoriais é de 02 dias.

      AGENDAMENTO DE ESPECIALIDADES:

      O agendamento de consultas e exames especializados é diário e ocorre na Unidade de Saúde de segunda a sexta das 07hs às 16h30. As consultas e exames especializados em sua maioria são de responsabilidade do Estado. A unidade de saúde insere os dados da solicitação no sistema SISREG e aguarda a marcação da consulta/exame pelo sistema e comunica ao usuário. O usuário deve manter um telefone de contato atualizado no setor de agendamento de especialidades. Caso deseje saber sobre o andamento de seu agendamento, poderá procurar o setor, com o cartão SUS, para que a consulta seja realizada.

      CURATIVO E VACINA

      Não é necessário agendamento prévio. Nesta unidade a sala de curativo funciona de segunda a sexta das 07h às 16h30 e a sala de vacina funciona de segunda a sexta das 07h30 às 16h00.

      FARMÁCIA

      A dispensação de medicamentos pela farmácia será feita mediante os seguintes requisitos:

      · Apresentação do cartão SUS

      · Apresentação de documento de identidade com foto

      · Receita padronizada pelo município da Serra em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional

      · Receita da rede conveniada ao SUS igualmente em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional

      · O horário de atendimento da farmácia nesta Unidade de Saúde é de

      Serviços oferecidos:

      · Administração e dispensação de medicamentos

      · Agendamento de exames laboratoriais

      · Atendimento casos de Dengue com necessidade de Hidratação Venosa

      · Atendimento individual ou em grupo, Assistente Social, Psicólogo e Nutricionista.

      · Atendimento odontológico adulto e pediátrico, teste da lingüinha

      · Atendimento PROEF (Programa de Orientação ao Exercício Físico)

      · Atendimento Programa de Saúde Mental

      · Atendimento Programa Hanseníase, Tuberculose

      · Coleta de preventivos e entrega de resultados

      · Confecção do Cartão SUS.

      · Consulta de Enfermagem

      · Consulta de Pré-Natal e Puerpério

      · Consulta de Puericultura

      · Consulta Médica Clínico Geral

      · Consulta Médica Pediátrica

      · Curativo

      · Eletrocardiograma

      · Entrega de Material para curativo domiciliar

      · Entrega de resultados de exames

      · Grupo de Tabagismo

      · Marcação de Consultas e Especialidades

      · Nebulização

      · Outras ações: Atendimento anti-rábico, Hiperdia, Acolhimento às gestantes, Vigilância ambiental, pesagem bolsa família e nutricional.

      · Planejamento Familiar

      · Preparo de Pacientes para consultas

      · Testes Rápidos de gravidez, Hepatites e IST’s

      · Troca de sonda vesical demora

      · Vacinação, teste do pezinho.

      · Visita Domiciliar pelo Assistente Social 

      Apoio aos Serviços de Saúde: Auxiliar de Laboratório, Atendente de Farmácia, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Recepção.

      Prioridade de Atendimento (Lei 10.048, 08 novembro de 2000 e Lei 13466, de 12 de julho de 2017): O atendimento ao público é feito por ordem de chegada com as seguintes prioridades:

      · Portadores de deficiência

      · Idosos com idade igual ou superior a 80 anos (de acordo com prioridade clínica)

      · Idosos com idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com prioridade clínica)

      · Gestantes em adiantado estado de gravidez

      · Lactantes

      · Pessoas acompanhadas por crianças de colo.

  • Como Acessar:
    • OBS: Excetuando-se USUÁRIOS AGENDADOS (Consultas Agendadas)

    • · OBSERVAR QUE AS SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBEDECERÃO A CRITÉRIO DE PRIORIDADE DE ACORDO COM SEU QUADRO CLÍNICO, CONSIDERANDO O PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO EM VIGOR NO MUNICÍPIO.

    • Condições de Limpeza e Conforto: O atendimento realizado está dentro dos padrões de conforto e limpeza, de acordo com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

    • A unidade de saúde não dispõe de vagas de estacionamento para os usuários. 

    • Tempo de Atendimento: O tempo de espera para atendimento presencial varia de acordo com o serviço procurado. As consultas Médica, Odontológica, de Enfermagem, Psicólogo, Assistente Social e Nutricionista, são agendadas previamente de acordo com os horários e as especificidades de cada profissional.

    • Consultas de urgência e intercorrências são realizadas por ordem de gravidade, as unidades ofertam escuta qualificada através de Acolhimento.

    • Identificação e telefones dos setores:

    • · Recepção: 3251-6269

    • · Administração: 3251-6754

    • · Odontologia/ Especialidades: 99963-9425

    • Formas de comunicação com o usuário:

    • Diretamente na unidade ou por telefone. 

    • Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:

    •  Ouvidoria através de Telefone ou Email:

    •  Telefones: 3291-2011

    •  Email:  ouvidoria@serra.es.gov.br  Site: http://transparencia.serra.es.gov.br/Canal.Atendimento.aspx?CanalAtendimentoId=2 

    • Valores: Ética, Respeito, Controle Social e Solidariedade.    

  • Horário de atendimento presencial:
    De segunda a sexta-feira, 07h00 às 17h00
  • Telefones:
    (27)3251-6269 / (27)3251-6754
  • Endereço:
    Caçaroca, Continental, Jardim Bela Vista, Jardim Primavera, - - Serra/ES