UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE DE SERRA SEDE
- Secretaria: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
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Descrição:
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Diretrizes: Prática de co-gestão com metodologia de Apoio institucional, Colegiado gestor, Conselho local, Acolhimento humanizado e Apoio matricial.
Bairros e Unidades de Abrangência: Caçaroca, Continental, Jardim Bela Vista, Jardim Primavera, Palmeiras, São Domingos, São Lourenço, Cascata I e II, Divinópolis, Jardim Guanabara, Maria Niobe, Santo Antonio, São Judas Tadeu, Residencial Centro da Serra, Zona Rural (Calogi, Belvedere, Cidade Nova da Serra, Chapada Grande, Putiri, Muribeca e Aruaba)
Horário de atendimento: 07h00 às 17h00 de Segunda a Sexta-feira.
Documentos necessários para o acesso ao serviço:
· Cartão SUS;
· Cartão da Unidade de Saúde;
· Comprovante de Residência:
· Documento de identidade com foto (no caso de crianças, Certidão de Nascimento).
Requisitos para acesso ao serviço:
1) No caso das Unidades Básicas de Saúde:
· Ser morador do território de abrangência da unidade de saúde
· Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);
· Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.
2) No caso das Unidades Regionais de Saúde:
· Ser morador do território de abrangência da Unidade Regional de Saúde ou ter encaminhamento agendado por outra unidade de saúde da rede para atendimento naquele serviço.
· Apresentar comprovante de residência em seu nome ou do responsável (ou ainda contrato de aluguel que comprove a residência);
· Apresentar cartão SUS, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento em caso de crianças.
Formas de acesso ao serviço:
AGENDAMENTO DE CONSULTAS:
A unidade de saúde trabalha com agendamento de consultas no prazo máximo de 1 mês. Portanto, caso o usuário deseje agendar uma consulta, uma vez já possuindo seu cadastro, deverá procurar a unidade com antecedência para fazê-lo.
AGENDAMENTO DE EXAMES LABORATORIAIS:
O agendamento de exames laboratoriais é diário 07hs às 14hs e a coleta ocorre de Segunda a Sexta, das 07hs as 09hs. O prazo médio para agendamento de exames laboratoriais é de 02 dias.
AGENDAMENTO DE ESPECIALIDADES:
O agendamento de consultas e exames especializados é diário e ocorre na Unidade de Saúde de segunda a sexta das 07hs às 16h30. As consultas e exames especializados em sua maioria são de responsabilidade do Estado. A unidade de saúde insere os dados da solicitação no sistema SISREG e aguarda a marcação da consulta/exame pelo sistema e comunica ao usuário. O usuário deve manter um telefone de contato atualizado no setor de agendamento de especialidades. Caso deseje saber sobre o andamento de seu agendamento, poderá procurar o setor, com o cartão SUS, para que a consulta seja realizada.
CURATIVO E VACINA
Não é necessário agendamento prévio. Nesta unidade a sala de curativo funciona de segunda a sexta das 07h às 16h30 e a sala de vacina funciona de segunda a sexta das 07h30 às 16h00.
FARMÁCIA
A dispensação de medicamentos pela farmácia será feita mediante os seguintes requisitos:
· Apresentação do cartão SUS
· Apresentação de documento de identidade com foto
· Receita padronizada pelo município da Serra em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional
· Receita da rede conveniada ao SUS igualmente em duas vias, com assinatura e carimbo do profissional
· O horário de atendimento da farmácia nesta Unidade de Saúde é de
Serviços oferecidos:
· Administração e dispensação de medicamentos
· Agendamento de exames laboratoriais
· Atendimento casos de Dengue com necessidade de Hidratação Venosa
· Atendimento individual ou em grupo, Assistente Social, Psicólogo e Nutricionista.
· Atendimento odontológico adulto e pediátrico, teste da lingüinha
· Atendimento PROEF (Programa de Orientação ao Exercício Físico)
· Atendimento Programa de Saúde Mental
· Atendimento Programa Hanseníase, Tuberculose
· Coleta de preventivos e entrega de resultados
· Confecção do Cartão SUS.
· Consulta de Enfermagem
· Consulta de Pré-Natal e Puerpério
· Consulta de Puericultura
· Consulta Médica Clínico Geral
· Consulta Médica Pediátrica
· Curativo
· Eletrocardiograma
· Entrega de Material para curativo domiciliar
· Entrega de resultados de exames
· Grupo de Tabagismo
· Marcação de Consultas e Especialidades
· Nebulização
· Outras ações: Atendimento anti-rábico, Hiperdia, Acolhimento às gestantes, Vigilância ambiental, pesagem bolsa família e nutricional.
· Planejamento Familiar
· Preparo de Pacientes para consultas
· Testes Rápidos de gravidez, Hepatites e IST’s
· Troca de sonda vesical demora
· Vacinação, teste do pezinho.
· Visita Domiciliar pelo Assistente Social
Apoio aos Serviços de Saúde: Auxiliar de Laboratório, Atendente de Farmácia, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Recepção.
Prioridade de Atendimento (Lei 10.048, 08 novembro de 2000 e Lei 13466, de 12 de julho de 2017): O atendimento ao público é feito por ordem de chegada com as seguintes prioridades:
· Portadores de deficiência
· Idosos com idade igual ou superior a 80 anos (de acordo com prioridade clínica)
· Idosos com idade igual ou superior a 60 anos (de acordo com prioridade clínica)
· Gestantes em adiantado estado de gravidez
· Lactantes
· Pessoas acompanhadas por crianças de colo.
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Como Acessar:
OBS: Excetuando-se USUÁRIOS AGENDADOS (Consultas Agendadas)
· OBSERVAR QUE AS SITUAÇÕES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBEDECERÃO A CRITÉRIO DE PRIORIDADE DE ACORDO COM SEU QUADRO CLÍNICO, CONSIDERANDO O PROTOCOLO DE ACOLHIMENTO EM VIGOR NO MUNICÍPIO.
Condições de Limpeza e Conforto: O atendimento realizado está dentro dos padrões de conforto e limpeza, de acordo com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.
A unidade de saúde não dispõe de vagas de estacionamento para os usuários.
Tempo de Atendimento: O tempo de espera para atendimento presencial varia de acordo com o serviço procurado. As consultas Médica, Odontológica, de Enfermagem, Psicólogo, Assistente Social e Nutricionista, são agendadas previamente de acordo com os horários e as especificidades de cada profissional.
Consultas de urgência e intercorrências são realizadas por ordem de gravidade, as unidades ofertam escuta qualificada através de Acolhimento.
Identificação e telefones dos setores:
· Recepção: 3251-6269
· Administração: 3251-6754
· Odontologia/ Especialidades: 99963-9425
Formas de comunicação com o usuário:
Diretamente na unidade ou por telefone.
Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço:
Ouvidoria através de Telefone ou Email:
Telefones: 3291-2011
Email: ouvidoria@serra.es.gov.br Site: http://transparencia.serra.es.gov.br/Canal.Atendimento.aspx?CanalAtendimentoId=2
Valores: Ética, Respeito, Controle Social e Solidariedade.
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Horário de atendimento presencial:
De segunda a sexta-feira, 07h00 Ã s 17h00 -
Telefones:
(27)3251-6269 / (27)3251-6754 -
Endereço:
Caçaroca, Continental, Jardim Bela Vista, Jardim Primavera, - - Serra/ES