Caminhada contra o tabaco em Nova Carapina

Caminhada contra o tabaco em Nova Carapina

Texto: Amanda Amaral - Foto: Site PixaBay

Nesta quinta-feira (30), a comunidade de Nova Carapina II participou de uma caminhada contra o vício do cigarro. A ideia é conscientizar as pessoas e alertar para o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado amanhã (31).

A ação foi motivada pelas equipes do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) e da Unidade Básica de Saúde de Nova Carapina II. A programação contou com café da manhã compartilhado e a caminhada, que teve início às 7h30.

Os participantes foram a pé até o bairro vizinho, Nova Carapina I, com faixas e cartazes que alertam sobre doenças e o risco de morte provocados pelo tabaco.

Para quem deseja para de fumar, a Prefeitura da Serra oferece o Programa de Combate ao Tabagismo. São realizados de 4 a 6 grupos por ano em cada uma das 5 Unidades Regionais de Saúde onde há o programa. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos).

Caso seja necessário, o tratamento também dispõe de medicação específica (como adesivo de reposição de nicotina, goma de mascar, comprimido para controle de ansiedade) para esses pacientes com o intuito de auxiliar no período de adaptação sem o cigarro. Essa necessidade é avaliada com atendimento clínico e teste do nível de dependência.