Construção da Sede da APA do Mestre Álvaro está na fase de conclusão

Construção da Sede da APA do Mestre Álvaro está na fase de conclusão

Texto: Angela Beserra - Foto: André Toscano

Após sete meses de intervenções, a obra da construção da sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual do Mestre Álvaro entra na fase de conclusão. A nova edificação sediará ações de incentivo à conservação e preservação da unidade.

"Nosso objetivo é ampliar e colocar em prática diversas ações de caráter socioambiental, principalmente com a participação das comunidades do entorno do Mestre Álvaro" - frisa o prefeito da Serra Audifax Barcelos.

A sede contará com miniauditório, sala administrativa, salão coberto, sanitários, cozinha, pavimentação e muito paisagismo.

O convênio firmado entre a Prefeitura da Serra e o Governo do Estado concede à municipalidade toda a gestão da APA Estadual do Mestre Álvaro. “Este convênio coloca o município à frente da gestão administrativa da unidade de conservação, além de ficar responsável por gerir os recursos advindos de compensações ambientais, o que possibilita a implantação dos programas do plano de manejo, melhorias e ações de preservação”, explica a secretária de Meio Ambiente, Andreia Carvalho.

Sede da APA

O Mestre Álvaro é reconhecido por sua imponência. Além do valor paisagístico e da incontestável riqueza da fauna e flora, merecem destaque os aspectos históricos e culturais que a região representa para o município da Serra e para o Estado.

Com a construção da sede da APA, em uma área que integra o Jardim Botânico e o Horto Municipal, o objetivo é ampliar e colocar em prática diversas ações de caráter socioambiental, principalmente com a participação das comunidades do entorno do Mestre Álvaro.