H1N1: vacinação tem início nesta segunda (17)

As Unidades de Saúde vacinarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas. Apenas nesta segunda-feira (17), e nos dias 25 de abril e 02 de maio, a vacinação ocorrerá das 13 às 16 horas
H1N1: vacinação tem início nesta segunda (17)
TEXTO: Amanda Amaral   FOTO: Jansen Lube

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 (influenza) começa nesta segunda-feira (17), às 13 horas, na Serra. As doses serão disponibilizadas nas seis Unidades Regionais de Saúde (Boa Vista, Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada II e Serra-Sede, além da Unidade de Saúde de Nova Almeida. A Maternidade de Carapina atenderá exclusivamente a gestantes e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes da vacina (puérperas).

As Unidades de Saúde vacinarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16 horas. Apenas nesta segunda-feira (17), e nos dias 25 de abril e 02 de maio, a vacinação ocorrerá das 13 às 16 horas. Na maternidade, o atendimento será das 8h às 12 horas, a partir de terça-feira (18).

Serão disponibilizadas 3.200 doses por dia nos ponto de vacinação. A vacina contra a gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Terão direito à imunização os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que também definiu a distribuição e quantitativo de doses. Como forma de controle, para cada um deles será exigida uma documentação específica, conforme segue na tabela abaixo:

GRUPO PRIORITÁRIO

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

DOCUMENTO OPCIONAL

Idosos (maior de 60 anos)

Documento com foto.

Carteira de Vacinação

Crianças (de 06 meses a 05 anos)

Documento com foto do responsável;

Carteira de Vacinação.

 

Gestantes

Documento com foto;

Cópia do cartão de gestante ou exame de gravidez. 

Carteira de Vacinação

Puérperas (até 45 depois do parto)

Documento com foto;

Cópia do cartão de gestante ou da declaração de nascido vivo.

Cartão de vacinação

Comorbidades (Doença respiratória crônica¸ Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Imunossupressão, Obesidade grau III, Transplantados, Portadores de trissomias)

Documento com foto;

Cópia do laudo médico ou cópia da prescrição (receita) para medicação contínua.

Cartão de vacinação

Professores regentes em sala de aula

Documento com foto;

 Declaração da instituição de ensino de que é regente em sala de aula.

 

Cartão de vacinação

Trabalhadores em farmácias/drogarias

Documento com foto;

 Cópia da carteira de trabalho.

Cartão de vacinação

Profissionais autônomos/ liberais da saúde

Documento com foto;

Cópia de documento comprobatório (CNPJ, RPA, ISS, outros)

Cartão de vacinação

 

•             Crianças que nunca se vacinaram contra gripe vão tomar a vacina em duas etapas, com 30 dias de intervalo entre as doses.

•             Crianças que já receberam anteriormente duas doses da vacina receberão apenas uma dose em 2017.

 

Professores

Os professores que atuam em sala de aula de instituições públicas de ensino superior, fundamental e médio, além de berçários, também terão direito à imunização. Porém, eles não devem procurar os postos de vacinação agora. A Prefeitura da Serra aguarda manifestação da Secretaria de Estado da Saúde quanto às doses para definição de um local específico para este grupo.

Também serão imunizados conforme definição do Ministério da Saúde os profissionais da área de saúde, indígenas, população encarcerada e funcionários do sistema prisional.