Mais de 500 pedem ajuda para parar de fumar

Os grupos se reúnem semanalmente e são acompanhados por um ano

Mais de 500 pedem ajuda para parar de fumar

Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação

Muitas pessoas que cultivam o hábito de fumar já têm consciência de que o cigarro é um mal para a saúde. Mas, acabar com este hábito pode não ser tão fácil para alguns. No município da Serra, mais de 500 pessoas por ano recorrem aos grupos de Controle ao Tabagismo das Unidades de Saúde e encontram apoio na batalha contra o fumo.

Os grupos se reúnem semanalmente e são acompanhados por um ano.

São iniciados quatro grupos por ano, nas seis Regionais de Saúde do município e na Unidade de Saúde de Jardim Carapina, o que totaliza 24 grupos. Cada um deles é composto por 20 pessoas. Em alguns locais, há mais de 70 pessoas esperando a abertura do grupo seguinte.

A coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo, Mônica Nogueira Altoé, acredita que esta procura esteja relacionada ao esclarecimento quanto ao riscos de câncer, e complicações causadas por doenças respiratórias e cardiovasculares relacionados ao uso do cigarro.

“A procura vem aumentando a cada ano, estamos vivendo um período em que as pessoas estão mais conscientes, sabem dos riscos que podem correr. Algumas são incentivadas pela família, outras porque já veem no dia a dia os reflexos do fumo na saúde. O importante é que elas nos procurem motivadas, com real intenção de largar o hábito de fumar”, explicou.

O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar. O tratamento também dispõe de medicação específica para os pacientes inseridos no GATT, caso necessário, com o intuito de auxiliar no período de adaptação sem o cigarro. Entre elas: adesivo de reposição de nicotina; goma de mascar, comprimido para controle de ansiedade. Para a medicação, é feita avaliação clínica e nível do teste de dependência.

Os grupos de Controle ao Tabagismo também realizam ações em datas especiais como o Dia Mundial Sem Tabaco, 31/05, Dia de Combate ao Fumo, 29/08, e no dia Nacional de Combate ao Câncer.

Serviço:

Unidade Regional de Saúde de Boa Vista

Unidade Regional de Saúde de Novo Horizonte

Unidade Regional de Saúde de Feu Rosa

Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe

Unidade Regional de Saúde de Serra Dourada II

Unidade Regional de Saúde de Serra Sede

Unidade de Saúde Básica de Nova Almeida

Unidade Básica de Jardim Carapina

Agendamento: A inscrição pode ser feita em uma Unidade de Saúde localizada perto da casa do morador, e o pedido será encaminhado para a Regional mais próxima onde há o atendimento por meio dos grupos.