Mutirão contra dengue neste sábado na região de José de Anchieta

Cinco bairros serão beneficiados com as ações

Mutirão contra dengue neste sábado na região de José de Anchieta


Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS

Neste sábado (1º), os bairros José de Anchieta, José de Anchieta II, Solar de Anchieta, Cantinho do Céu e Jardim Tropical vão receber a visita de 20 agentes de combate a endemias para a realização de mutirão de combate à dengue. As ações estão sendo priorizadas e realizadas em todos os bairros do município. A Secretaria de Saúde pede aos moradores que recebam a visita dos agentes para inspeção nas residências.

Serão feitas visitas domiciliares, pulverização a pé contra o Aedes Aegypti, tratamento nas galerias e valões dos bairros, além de visitas domiciliares com orientações aos moradores de como combater focos do mosquito da dengue.Os agentes também vão realizar telagens nas caixas ou depósitos alternativos de água que estão sem tampa.

As visitas serão feitas em pontos estratégicos (PE), que são monitorados a cada 15 dias pela Vigilância Ambiental em Saúde: borracharias, ferros-velhos e locais para reciclagem de materiais.

Também faz parte das ações, o bloqueio de transmissão dos casos da doença. O bloqueio se dá por uma visita dos agentes da Vigilância Epidemiológica em Saúde às pessoas que tiveram dengue. São realizadas ações, como pulverização a pé no raio de 150 metros da residência da pessoa que adoeceu, para combater os mosquitos e evitar novos casos.

A Vigilância Ambiental em Saúde mantém os serviços do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser fazer denúncia de foco de mosquito ou pedir alguma ajuda, pode fazê-lo sem se identificar, ligando para o telefone 3228-5394, que os agentes de combate a endemias visitam o local.