Serra instala armadilhas para mosquito da dengue e zika

O equipamento mede em torno de 20 cm de altura e 15 cm de diâmetro, e a instalação não oferece nenhum tipo de incômodo ao morador. Ela fica, geralmente, na área de serviço ou varanda

Serra instala armadilhas para mosquito da dengue e zika

Texto: Amanda Amaral - Foto: Jansen Lube

A Prefeitura da Serra está reforçando sua caçada ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Já foram instaladas em todo o município mais de 750 amardilhas, que fornecerão dados online. O município é o que mais vai implantar os equipamentos de combate ao Aedes aegypti em todo o Estado. Ao todo serão 1.286. Em média, são instalados 50 por dia.

São locais de fácil acesso como pontos comerciais e residências, onde as armadilhas possam ficar protegidas. “Os pontos foram definidos de forma estratégica e todos os dias os agentes de endemias realizam a instalação com mapas georeferenciados da localização. Contamos com o apoio da população, que tem entendido a importância destes equipamentos como prevenção a proliferação do mosquito”, explicou o Chefe de Divisão de Fatores Biológicos da Vigilância Ambiental em Saúde, Carlos Henrique Ribeiro.

Os agentes de endemias receberam treinamento, tanto para a fase de instalação, quanto para o monitoramento das armadilhas. O equipamento mede em torno de 20 cm de altura e 15 cm de diâmetro, e a instalação não oferece nenhum tipo de incômodo ao morador. Ela fica, geralmente, na área de serviço e varandas, e o dono da residência ou comércio não tem necessidade de realizar manutenção ou limpeza da armadilha.

Na varada da casa da microempresária Carolina da Silva Milagres foi instalada uma armadilha pelo agente de Combate a Endemias e supervisor de Armadilhas da Vigilância Ambiental em Saúde, Fabiano Silva Tonini. Ela mora há 30 anos em Manguinhos  e acredita que os equipamentos irão ajudar no combate ao Aedes Aegypti .

“Acho que vai contribuir com informações importantes sobre a quantidade e variedade do mosquito”, comentou.

Monitoramento inteligente

A previsão é de que em abril as armadilhas sejam abastecidas com água para o início do monitoramento semanal destes pontos. Nesta visita, os dados fornecidos pelo equipamento são registrados no tablet pelo agente, que abastece em tempo real um sistema integrado, gerenciado pela Secretaria de Saúde da Serra, Governo do Estado e uma empresa especializada.

Desta forma, será possível identificar os locais com a maior incidência do mosquito para que, de forma rápida, sejam tomadas ações de prevenção e combate ao vetor. Outra informação que será adquirida por meio deste sistema é a positividade do vetor, ou seja, se ele está contaminado ou não por algum vírus. Caso esteja, a Secretaria de Saúde passa a elaborar ações estretégicas e específicas para o caso identificado.

“A armadilha  é uma segurança para a comunidade, pois caso seja encontrado algum vetor positivo, nós fazemos o trabalho de bloqueio focal, que consiste na visita domiciliar, eliminação do criadouro e, dependendo da situação, pulverização com bomba costal e pulverização pesada, com UBV”, explicou Carlos Henrique.

Fumacê

O carro Fumacê continua a circular pelos bairros da Serra a cada duas semanas em cada localidade. Além disso, desde o início do ano, a Prefeitura da Serra também vem realizando o combate ao mosquito transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika a cada dois dias com veículos especiais para a pulverização a frio (neblina química), ou seja, com a utiliazação de UBV.

Os agentes também utilizam bombas costais para pulverização, além da realização das visitas a domicílios e a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velho, etc.) a cada 15 dias. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Dengue (27 3228 5394).

Dicas de prevenção

- Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;

- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

- Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

- Não deixe acumular água nos pratos de plantas;

- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;

- Antes de viajar, tire a água dos pratos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida de animais de estimação;

- Escolha um dia fixo na semana para fazer eliminação dos focos.