Serra reúne carroceiros para acabar com despejo irregular de entulho

Serra reúne carroceiros para acabar com despejo irregular de entulho

Serra reúne carroceiros para acabar com despejo irregular de entulho


Texto: por Sinval Paulino

Servidores da Prefeitura da Serra se reuniram com um grupo de carroceiros que atuam na cidade com os objetivos de orientar sobre a correta destinação do lixo e apresentar o trabalho que está sendo realizado para combater o despejo irregular de entulho em terrenos, explicar os problemas que são criados pelo lixo na cidade e, ao mesmo tempo, discutir alternativas de geração de renda para estes trabalhadores.

A reunião aconteceu no dia 5 deste mês, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Laranjeiras, na Serra. No encontro, compareceram 40 carroceiros de toda a cidade, que foram orientados a jogar o material que recolhem no projeto João de Barro, que fica em Porto Canoa, e receberam a informação de que outras áreas para receber este material já estão licenciadas, em São Marcos, Nova Carapina e Nova Almeida.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Ronaldo Freire, explicou que o objetivo da prefeitura é acabar com a prática do despejo irregular de lixo e, com o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo deste ano, já foi constatada uma redução significativa no número de caminhões realizando esta prática.

?O problema, agora, é a questão dos carroceiros e este é um tema que a prefeitura está enfrentando?, explicou, acrescentando que a reunião do dia 5 é um dos primeiros passos nesta batalha.

Atualmente, a maioria dos carroceiros recebe o material (geralmente entulho de pequenas obras) e despeja em terrenos baldios, provocando uma série de prejuízos para os moradores, como aumento de custos com recolhimento de lixo, desvalorização dos imóveis e condições para proliferação de doenças. O carroceiro que é flagrado jogando lixo em terrenos irregulamente pode receber um auto administrativo e o gerador é identificado e multado.

Todo este trabalho, que envolve vária secretarias, faz parte do esforço da Prefeitura da Serra em acabar com os pontos viciados de lixo e entulho na cidade. Já foram identificados os principais pontos, sendo que o projeto piloto está sendo realizado em Porto Canoa.

Estes locais foram limpos e estão sendo alvo de constante fiscalização. Os responsáveis pelo despejo irregular de entulho nos terrenos estão sendo identificados, multados e, em alguns casos, encaminhados para o Ministério Público.

Além disso, a prefeitura disponibilizou um número de whats app ? 99976-2595 ? para que a população possa enviar vídeos ou fotos denunciando casos de despejo irregular de entulho nos bairros. O resultado já apareceu em várias comunidades, sendo que os moradores estão usando os terrenos para novos fins, como a construção de parques, jardins, áreas de lazer e para prática esportiva, tudo dentro de um programa que vem sendo desenvolvido na cidade com o nome de Serra Limpa é Serra Linda.