Turismo ganha força na Serra

Convênio firmado com o Sebrae-ES possibilita a capacitação de empreendedores do setor

Turismo ganha força na Serra

Texto e foto: André Toscano

Um convênio firmado entre a Prefeitura da Serra e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) vai promover o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios do setor de turismo no município.

A parceria vai levar atendimento especializado para 45 empreendedores de turismo, incluindo os segmentos de gastronomia e agroturismo. Serão oferecidas palestras, oficinas, cursos, seminários e consultoria aos proprietários rurais dos circuitos de agroturismo da Serra e do setor de alimentação do balneário de Manguinhos, visando a melhoria da gestão dos empreendimentos e do acesso aos mercados regional e nacional.

O convênio foi assinado na última quarta-feira (29) pelo prefeito da Serra Audifax Barcelos, superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, e pelo diretor de Atendimento da instituição, Ruy Dias de Souza.

Para o prefeito Audifax, momento de crise representa também oportunidade. “Com capacitações, seminários e consultorias podemos avançar no setor. Nossa intenção é impulsionar o turismo, com o foco no micro empreendedor. Temos um grande potencial ainda não explorado e esta parceria será estratégica para alcançarmos bom resultados, gerando mais empregos e renda, além de atrair mais turistas para a nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Município

A Serra conta com cinco circuitos turísticos: Pitanga, Guaranhuns, Muribeca, Chapada Grande e Circuito das Águas. Esses circuitos são formados por restaurantes com fogão a lenha, produtos da roça, propriedades rurais para lazer e locação, pesque e pague, fazenda de mini animais, artesanato, hospedagem, trilhas e passeios a cavalo.

O município apresenta também um grande potencial de desenvolvimento turístico para o segmento de sol e praia em locais específicos, como Jacaraípe, Nova Almeida e Manguinhos, sendo que este último será contemplado pelo convênio, consolidando o balneário como destino gastronômico.

Mesmo com um potencial tão grande no setor do turismo é importante que os empresários estejam preparados para gerir bem seus negócios. “Nesse sentido, o convênio vai apoiar os empreendimentos turísticos no processo de desenvolvimento e gestão; fomentar a criação de novos negócios de turismo; incentivar a formalização dos empreendedores locais; incrementar as vendas dos produtos do agroturismo; e promover os circuitos e o polo gastronômico de Manguinhos nos mercados regional e nacional”, explicou o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira.