Vigilância Ambiental em Saúde faz tratamento em valões e galerias da Serra

As ações de combate aos pernilongos são realizadas semanalmente

Vigilância Ambiental em Saúde faz tratamento em valões e galerias da Serra


Texto: Simone Delevedove
 Foto: Divulgação/PMS

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), realiza sistematicamente ações para o tratamento dos valões e galerias existentes na Serra. Os serviços são feitos semanalmente, de acordo com o cronograma estipulado pelo setor.

O tratamento consiste na colocação de inseticida biológico para o combate da larva do mosquito Culex, mais conhecido como pernilongo. Os serviços de tratamento visam o combate da larva antes do pernilongo nascer.

“Vale ressaltar que o inseticida é biológico, não agride o meio ambiente e nem polui a água dos córregos, galerias e valões do município. Essa também é uma preocupação da Secretaria de Saúde”, afirmou Gilberto Mario dos Santos, que coordena as ações de Controle a Endemias no município.  

Atualmente, o município possui mais de 20 km de valas, que estão distribuídas em 31 bairros. A Vigilância Ambiental em saúde trabalha em parceria com a Secretaria de Serviços (Sese). A Sese realiza a retirada de lixo dos locais e a VAS faz o tratamento da água.

Nesta quarta-feira, (12), os seguintes os bairros receberam a visita dos agentes de Combate a Endemias: Solar de Anchieta, José de Anchieta II, Jardim Tropical, Central Carapina, Parque Residencial Laranjeiras, Novo Horizonte e Jardim Limoeiro. Nesta quinta-feira (13), os bairros contemplados são: Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Portal de Jacaraípe, Logoa de Jacaraípe e Castelândia.

 

Confira o cronograma de atuação da Vigilância Ambiental em Saúde para combate ao Culex:

Segunda-feira – Divinópolis, Jardim Bela Vista, Cascata, São Judas Tadeu, Santo Antônio, Vista da Serra I e II, Planalto Serrano, Pitanga, Barro Branco, Nova Carapina II e Taquara II.
Terça-feira – Jardim Carapina e Hélio Ferraz. 
Quarta-feira – Solar de Anchieta, José de Anchieta II, Jardim Tropical, Central Carapina, Parque Residencial Laranjeiras, Novo Horizonte e Jardim Limoeiro.
Quinta-feira – Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Portal de Jacaraípe, Logoa de Jacaraípe e Castelândia. 
Sexta-feira – Bairro das Laranjeiras, Boa Vista II, Capuba, São Patrício e Serramar.