Aula inaugural do curso de pintura predial para mulheres é nesta sexta (8)

Além desses cursos, as mulheres podem se inscrever também para cursos de bordado, crochê, enfeites de natal, tapeçaria, entre outros.

Aula inaugural do curso de pintura predial para mulheres é nesta sexta (8)


Texto: Anete Lacerda - Foto: Filipe Oliveira

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom) dá início nesta sexta-feira (8) ao Curso de Pintura Predial para Mulheres. A aula inaugural será às 9h na Casa da Rosa.

A capacitação será todas as quartas-feiras, com turmas pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h. A conclusão, com entrega dos certificados, será no dia 20 de dezembro.

O objetivo do curso é a capacitação de mulheres para inserção no mercado de trabalho da construção civil.

Além desse curso, ém uma área que tem prevalência de profissionais masculinos, a Casa da Rosa tem em andamento outro curso que pretende dar autonomia financeira e empoderar mulheres para realizarem os próprios serviços ou empreenderem e prestarem serviços a potenciais clientes.

É o curso de eletricidade de baixa tensão, que está sendo realizado no Ifes Manguinhos, que será concluído no mês de dezembro.

A massoterapeuta Walquíria Toste Teotônio, 38 anos, moradora do bairro Vila Nova de Colares, é uma das 45 alunas do curso de eletricidade predial para mulheres, mas também participa de rodas de conversas e outras atividades.

Ela é só elogios aos cursos oferecidos pela Casa da Rosa. Fala especialmente do que faz atualmente. “O principal motivo de fazer o curso de eletricidade predial é não precisar mais contratar mão de obra para fazer os serviços na minha casa e também para poder oferecer serviço qualificado para outras mulheres por um preço justo”, esclarece.

Outros cursos

Além desses cursos, as mulheres podem se inscrever também para cursos de bordado, crochê, enfeites de natal, tapeçaria, entre outros, e também participar de workshops para aprender a gerir as redes sociais e a usar o celular de forma descomplicada, entre muitos outros.

Há também rodas de conversa e palestras regularmente.Lilian Mota, titular da Seppom, destaca que é gratificante ver o entusiasmo das mulheres que têm participado de todas as atividades disponibilizadas na Casa da Mulher Empreendedora (Casa da Rosa).

“Essas mulheres externam a alegria de estarem sendo acolhidas e ouvidas num ambiente feito especialmente para elas. A cada dia queremos disponibilizar às serranas novas oportunidades de qualificação profissional e melhora da autoestima”, reforça.