Ações de empregabilidade colocam a Serra no topo do ranking de vagas criadas
Seter realiza diversas ações para distribuição de vagas no município
Texto: Mariana Santos
- Foto: Tom Paparazzi / PMS
A Serra alcançou a primeira posição em geração de empregos no estado em 2024, com mais de 6 mil vagas até setembro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O setor de serviço foi destaque, responsável por 869 vagas, seguido pela indústria com 280 vagas, e pelo comércio com 238 vagas. Em setembro, o saldo entre admissões e demissões foi de 1.619 vagas, número que coloca a Serra em primeiro entre todos os municípios do Espírito Santo.
Esses resultados refletem o comprometimento da gestão com o desenvolvimento econômico e a atração de investimentos, e, também, com diversas ações para promover a oferta de vagas de emprego aos cidadãos serranos.
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) da Serra, além de realizar o trabalho no Sine Serra, também realiza diversas ações para levar as vagas para mais perto dos moradores do município.
Blitz do Emprego, Sine Itinerante, parceria com shoppings, ações nos Cras e CCIs, programas de primeiro emprego, parceria com instituições privadas, cursos de qualificação, entre muitas outras ativações fazem parte da rede de apoio e assistência à geração de emprego.
Primeiros Passos
Um dos programas que realizam a inserção de pessoas no mercado de trabalho é o programa Primeiros Passos, que tem como objetivo viabilizar a contratação de jovens sem experiência no mercado de trabalho. Criado pela Prefeitura da Serra, por meio da Seter, centenas de pessoas alcançaram a independência financeira.
Segundo levantamento do projeto, 449 pessoas se inscreveram para ingressar no primeiro emprego. Destes, mais de 150 estão empregados.
A subsecretaria tem o papel de estimular empresas parceiras na contratação de trabalhadores jovens e adultos sem experiência, possibilitando seu ingresso no mercado de trabalho. O programa é voltado para pessoas de 18 a 29 anos que nunca trabalharam de carteira assinada.
A secretária de Trabalho, Emprego e Renda, Cláudia Silva, comentou sobre o avanço.
"A conquista da Serra na liderança do ranking de geração de empregos é um reflexo do trabalho contínuo e das políticas públicas eficazes que temos implementado. Nosso município se destaca pela capacidade de atrair investimentos, estimular a qualificação profissional e apoiar o empreendedorismo local. A Serra continuará investindo em infraestrutura, inovação e qualificação, para garantir que a população tenha acesso a um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e promissor", disse.
Para participar, o jovem deve ir ao Sine Serra, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, localizado no Pró Cidadão, na Av. Talma Rodrigues Ribeiro, em Jacaraípe, com documentos com foto e comprovante de residência, para se cadastrar no programa.