Dia D contra o Diabetes: aulão promove esporte e conscientização sobre a doença

Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) vai unir esporte e dicas de prevenção sobre o diabetes na quinta-feira (14)

Dia D contra o Diabetes: aulão promove esporte e conscientização sobre a doença


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Edson Reis

O Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) na Serra vai promover um superaulão na próxima quinta-feira (14) que será um verdadeiro Dia D contra o Diabetes.

Serão feitas atividades coletivas como ginástica, corrida, vôlei adaptado, walking futebol, balé, circuito tranning e hidroginástica nos 28 pontos onde são oferecidos as aulas das modalidades.

Um desses locais será o Parque da Cidade, onde haverá circuito funcional de exercícios na quinta (14), às 7h, 8h e 8h30.

“Nessas aulas, vamos enfocar os cuidados e prevenção contra a doença, aproveitando a data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Praticar regularmente uma atividade física é uma das medidas para uma vida saudável e foco na prevenção ao diabetes”, enfatiza o coordenador do Proef, Claudino Júnior.

Proef

O Proef disponibiliza ações de promoção da saúde por meio do incentivo às práticas corporais e atividades físicas e alimentação saudável, com vistas à prevenção de doenças. Existem atualmente cerca de 4,5 mil alunos cadastrados no programal, entre crianças, adultos e idosos.

São oferecidas aulas coletivas com orientação ao exercício aeróbico (corrida e caminhada), ginástica localizada, alongamento, hidroginástica, ioga, balé infantil, walking football, entre outros, sob orientação de um professor de Educação Física. Também são realizadas ações educativas como palestras, além de atendimentos individuais com avaliação física e controle de pressão arterial.

Existem em torno de 50 pontos de atenção em toda a Serra, entre as unidades de saúde e os quase 10 módulos externos como Centros de Vivência do Idoso, Parque da Cidade, Parque Caminho do Mar, Arena Jacaraípe, e outros.

Diabetes

É uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. É importante reforçar que o Diabetes Mellitus pode se manifestar de diversas formas e tipos diferentes.

Serviço:

Dia D contra o Diabetes

Quando e onde: quinta-feira (14), durante as aulas de práticas esportivas em 28 pontos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef)

Quem participa: alunos inscritos no Proef