Dia Mundial da Alimentação: Banco de Alimentos da Serra já arrecadou 33 toneladas de comida

O equipamento já atendeu mais de oito mil famílias do município

Dia Mundial da Alimentação: Banco de Alimentos da Serra já arrecadou 33 toneladas de comida


Texto: Mariana Santos - Foto: Dayana Souza

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, lembrado no dia 16 de outubro, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a Rede Alsa, realizou, nesta quinta-feira (31), o 1° Encontro do Banco de Alimentos Dom Silvestre Luiz Scandian, que teve como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhor”. 

Marcando avanços no serviço desde sua inauguração, ocorrida em junho deste ano, o Banco já registrou 33 toneladas de alimentos, atendendo mais de oito mil famílias no município. 

Iniciando o evento, estiveram presente a secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, a secretária adjunta, Regilene Tononi, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea), Vadilson Souza, e Pedro Deps, presidente da Rede Alsa, além de servidores das redes. 

“Nós temos que ter compromisso e cumprir o dever de, como poder público, cumprir nosso papel de fazer com que as pessoas acessem seus direitos. Estamos falando do direito à segurança alimentar e nutricional, de centenas de milhares de famílias que estão lá fora e que muitas das vezes não têm voz. O banco de alimentos é um espaço de colaboração, de solidariedade, é um instrumento que, junto conosco, ajuda a enfrentar as desigualdades e a insegurança alimentar”, disse a secretária da Assistência Social da Serra, Cláudia Silva. 

O encontro contou com as palestrantes Paula Regina, professora de nutrição, e Rosa Miranda, agente social com experiência em mobilização comunitária. 

Pedro Deps, presidente da Rede Alsa, comentou sobre a importância da ação. “É um motivo de felicidade estarmos aqui hoje. O Banco de Alimentos vem para poder propiciar àquelas pessoas que não têm acesso à alimentação. Isso é muito importante”, falou. 

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos é um equipamento que compõe o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem como objetivo a redução do desperdício e combate à fome por meio de ações educativas, de captação e distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização próprios para o consumo humano. 

O serviço tem como finalidade viabilizar a complementação de refeições fornecidas nas entidades sociais beneficiadas e famílias atendidas. 

O Banco de Alimentos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, além de contar com uma equipe multidisciplinar para captação dos alimentos. Para doar, basta fazer contato com a equipe por meio do e-mail: coordenacao.b.alimentos@larsementedoamor.org.br.