Profissionais da Semas participam de ação formativa sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
O PETI já realizou diversas ações de combate ao trabalho infantil
Texto: Mariana Santos
- Foto: Divulgação
Durante o dia desta quinta-feira (14), servidores da Prefeitura da Serra participaram da formação sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que ocorreu no Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) de Serra Sede. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social (Semas).
Por meio da Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Gestão do Trabalho e Educação Permanente, em parceria com Associação Lar Semente do Amor, o evento contou com o palestrante Thauan Pastrello, mestre em Serviço Social e diretor de Proteção Social Especial.
A secretária da Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, comentou sobre a importância do encontro.
"O PETI da Serra é um exemplo concreto de iniciativa intersetorial. O programa envolve a capacitação de equipes multidisciplinares, a identificação de casos de trabalho infantil e a inserção destas crianças na rede de proteção social. É crucial que todos nós, como sociedade, nos engajemos neste tipo de iniciativa, pois somente através da colaboração e do trabalho em rede é que poderemos erradicar o trabalho infantil e garantir o desenvolvimento integral das crianças", falou.
A formação teve como objetivo capacitar os profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e promover a articulação da rede socioassistencial e intersetorial, no sentido de fortalecer e aprimorar a identificação, acompanhamento e monitoramento das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no município.
Na ação, os participantes puderam discutir também sobre a articulação dos serviços, programas e projetos da Assistência Social.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), realiza um conjunto de ações estratégicas voltadas ao enfrentamento das novas configurações.