Instituto de Previdência acolhe novos membros, celebra conquistas e anuncia plano de modernização
Gestão pretende reformar o Instituto, ampliar serviços eletrônicos, avançar na certificação e realizar concurso público
Texto: Daniel Vargas
- Foto: Divulgação
O Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) realizou, na terça-feira (10), mais uma edição do Programa A Vida Não Para, voltado à recepção e orientação de servidores que concluíram o processo de aposentadoria.
Durante o encontro, os novos aposentados participaram de uma palestra sobre projeto de vida, receberam informações sobre os serviços oferecidos pelo Instituto e foram homenageados com certificados de agradecimento. A programação também contou com a exibição de fotos do início da trajetória profissional dos servidores.
O prefeito Weverson Meireles participou da atividade e destacou a contribuição dos beneficiários para o desenvolvimento da cidade. Na ocasião, recebeu da diretoria do IPS molduras com dois certificados: o de Regularidade Previdenciária (CRP), conquistado administrativamente após 11 anos, e o de renovação da certificação Pró-Gestão, nível dois.
“A Serra é o que é devido a gerações de servidores. Parte delas está aqui hoje e outra dá continuidade a esse legado. Os certificados que recebi comprovam que o IPS está construindo uma história de cuidado e sucesso do município, gerindo os recursos previdenciários com transparência e responsabilidade”, afirmou o prefeito.
Outro destaque do encontro foi o plano de modernização do IPS, apresentado pelo diretor-presidente Wellington Freitas. Entre as medidas previstas estão a implantação de um sistema para simulação de aposentadoria e abertura de processos on-line. A autarquia também pretende avançar de nível na certificação e promover uma reforma administrativa, incluindo a realização de um novo concurso público.
As iniciativas foram elogiadas pelo secretário de Gestão e Planejamento, Jorge Tadeu Laranja, que ressaltou que a trajetória dos servidores deve servir de referência para a nova etapa após a aposentadoria. “Não podemos parar. Devemos abrir novos horizontes e viver com a mesma intensidade de quando estávamos no serviço público”, refletiu.
Para o ex-auditor fiscal de atividades urbanas Marcos Além Corrêa da Silva, essa nova fase será marcada pelo lazer da pescaria. Dono de uma fazenda, ele afirma que agora poderá pescar com mais frequência. “Com o tempo livre, pescarei todos os dias”, disse.
Já a ex-professora de séries iniciais Heloiza Elena Nascimento Sutil encerrou seu ciclo na Serra, mas seguirá na educação infantil de Vila Velha. “Pedia sempre a Deus que aposentasse com saúde e consegui. Trabalhei bastante, fiz várias amizades e esse clima beneficiou não só a mim, como aos munícipes que atendi. Agora, inicio outro ciclo com o IPS, grata por todo o atendimento prestado”, relatou.
A palestra foi ministrada pela assistente social Lucinéia Vermeulm Silva e teve mediação do diretor-presidente Wellington Freitas, do diretor de Previdência Alex Trento e do diretor Administrativo e Financeiro Helder Catarino. O evento contou ainda com o suporte da chefe do Departamento de Benefícios Aline Querino e as presenças da procuradora-geral Thatiana Butke, da advogada Josiane Lugon e dos representantes do Banestes Joel Martins e Renata Coelho.