Mais de 14 mil estudantes fazem prova para avaliar ensino da Serra
Os exames serão aplicados em todas as escolas que oferecem Ensino Fundamental até 22 de novembro
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Marcelo Pereira
A partir desta terça-feira (5) até o dia 22 de novembro, mais de 14 mil alunos da rede municipal da Serra realizam exames do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).
Estudantes de 2° e 5° anos do Ensino Fundamental fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática. Já para os alunos do 9º ano, além dessas disciplinas, serão avaliados componentes curriculares de História e Geografia.
Na Serra, todas as 68 escolas que oferecem o Ensino Fundamental estarão participando das avaliações.
A aplicação dos testes seguirá calendário definido pela Secretaria Municipal de Educação (Sedu) junto às unidades de ensino. Serão dois dias para a realização do exame em cada escola.
Paebes
Criado em 2000 pelo Governo do Estado, a prova tem por objetivo avaliar a qualidade da educação básica da rede pública. Com os resultados, também é possível orientar o planejamento de ações pedagógicas em uma área específica para garantir melhorias na aprendizagem.
De acordo com a gerente de Ensino Fundamental da Sedu, Karina Lima, o teste é aplicado todos os anos e se tornou indispensável para a gestão escolar. “É uma ferramenta essencial porque podemos acompanhar a evolução do aprendizado dos estudantes e de como e onde podemos melhorar”, destaca.