Mais de 14 mil estudantes fazem prova para avaliar ensino da Serra

Os exames serão aplicados em todas as escolas que oferecem Ensino Fundamental até 22 de novembro

Mais de 14 mil estudantes fazem prova para avaliar ensino da Serra


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Marcelo Pereira

A partir desta terça-feira (5) até o dia 22 de novembro, mais de 14 mil alunos da rede municipal da Serra realizam exames do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

Estudantes de 2° e 5° anos do Ensino Fundamental fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática. Já para os alunos do  9º ano, além dessas disciplinas, serão avaliados componentes curriculares de História e Geografia.

Na Serra, todas as 68 escolas que oferecem o Ensino Fundamental estarão participando das avaliações.

A aplicação dos testes seguirá calendário definido pela Secretaria Municipal de Educação (Sedu) junto às unidades de ensino. Serão dois dias para a realização do exame em cada escola.

Paebes

Criado em 2000 pelo Governo do Estado, a prova tem por objetivo avaliar a qualidade da educação básica da rede pública. Com os resultados, também é possível orientar o planejamento de ações pedagógicas em uma área específica para garantir melhorias na aprendizagem.

De acordo com a gerente de Ensino Fundamental da Sedu, Karina Lima, o teste é aplicado todos os anos e se tornou indispensável para a gestão escolar. “É uma ferramenta essencial porque podemos acompanhar a evolução do aprendizado dos estudantes e de como e onde podemos melhorar”, destaca.