Maquetes ajudam estudantes a aprender sobre história e ocupação dos bairros onde vivem
Ação da Emef Sônia Regina buscou incentivar a reflexão sobre os impactos da colonização portuguesa na realidade atual

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Estudantes da Escola Municipal Sônia Regina Gomes Rezende Franco, em Serra Dourada I, construíram maquetes sobre os bairros onde moram. O objetivo da atividade, relacionada ao Dia do Descobrimento do Brasil (22 de abril), foi refletir sobre a ocupação do território brasileiro desde a chegada dos portugueses até a formação das comunidades atuais.
Durante a atividade, os estudantes pesquisaram a história e as mudanças ocorridas em seus bairros ao longo do tempo e também foram estimulados a refletir sobre como a colonização e o desenvolvimento do país influenciaram a formação de sua realidade local. A construção das maquetes também envolveu o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade, pesquisa, organização, consciência cidadã e expressão artística.
A diretora Márcia Rachel destacou que o projeto fortalece a aprendizagem e também o senso de pertencimento às suas comunidades locais. “Esse trabalho vai além da construção das maquetes. Nele, os nossos estudantes puderam explorar conteúdos de forma concreta, desenvolver habilidades como o trabalho em equipe, o planejamento e a resolução de problemas.”, afirmou.