Novembro azul: palestra sobre saúde do homem e futebol para relaxar em Bicanga
O Walking Football é uma versão do futebol voltada para promover a longevidade ativa e inclusão de pessoas com mais de 60 anos
Texto: Amanda Amaral
- Foto: Edson Reis/Secom
Que tal um futebol diferente? O walking football é uma modalidade que se joga andando e não correndo, adaptada ao público longevo.
Como a atividade atrai atenção, principalmente, dos homens, na sexta-feira (22), o Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) vai organizar um jogo especial na Serra em razão do Novembro Azul - mês de conscientização sobre câncer de próstata.
Das 15 às 18 horas, os participantes estarão reunidos no Parque Caminhos do Mar, em Bicanga, para, além de jogarem uma partida de walking football, assistirem a uma palestra com a referência técnica do Programa da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde da Serra, Alexandre Coutinho Sattler. Também haverá lanche compartilhado para toda a turma.
Walking Football
O walking football é uma versão do futebol voltada para promover a longevidade ativa e inclusão de pessoas com mais de 60 anos e que se joga caminhando e não correndo. É uma forma de matar a saudade de "bater uma bolinha", mas sem se expor a riscos.
Além de ter a primeira turma do Espírito Santo, o município foi o primeiro núcleo oficial do esporte fora de São Paulo. Os atletas atendidos pelo Proef integram a rede da Walking Football Brasil - organização responsável pela regulação do esporte no país.
Sobre o Proef
Desde 2001, o Proef atua com foco na prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes, obesidade, outras) por meio da massificação do exercício físico, sendo esse usado para fins de condicionamento, recreativo e/ou terapêutico.
O Programa oferta a prática de exercícios físicos com a supervisão de um profissional de Educação Física. Além da ginástica geral realizada em diversos pontos da cidade, há ainda outras atividades no Proef como: walking football; Proef Runners para o treino de corrida de rua; vôlei adaptado; balé infantil no Parque da Cidade; circuito funcional; dança itinerante; hidroginástica; ioga, etc).
O Programa também possui nutricionista, que atua contribuindo com orientações individuais e coletivas. São realizadas palestras e oficinas de educação nutricional, anamnese nutricional, avaliações antropométricas, atendimentos individualizados e em grupos.
Hoje, são cerca de 4,5 mil alunos no Proef, entre crianças, adultos e idosos. Existem em torno de 50 pontos de atenção em toda a Serra, entre as unidades de saúde e os quase 10 módulos externos como Centros de Vivência do Idoso, Parque da Cidade, Parque Caminho do Mar, Arena Jacaraípe, e outros.
Para participar do Proef, o morador deve procurar a sua unidade de saúde de referência ou um dos locais onde há aula e falar com o professor.