Prazo para se alistar no serviço militar obrigatório se encerra no próximo domingo (30)

Brasileiros do sexo masculino devem ter sua situação regularizada

Prazo para se alistar no serviço militar obrigatório se encerra no próximo domingo (30)


Texto: Daniela Salgado - Foto: Edson Reis

Brasileiros do sexo masculino e que completam 18 anos em 2024 precisam fazer o alistamento do Serviço Militar Obrigatório até o domingo, dia 30 de junho. A regra também se aplica para aqueles que possuem mais de 18 anos e ainda não realizaram o alistamento. 

Para quem completou o completará 18 anos em 2024, ou seja, os nascidos em 2006, a inscrição para o alistamento pode ser feita de forma on-line, por meio da plataforma oficial do Governo Federal, o gov.br.

Já quem nasceu antes de 2006 e ainda não se alistou, precisa comparecer à Junta Militar com RG e CPF e um comprovante de residência.

Se a pessoa completou ou vai completar 18 anos em 2024, deverá pagar uma taxa de R$ 6,00. Caso já tenha completado 18 anos em 2023, a taxa a ser paga é no valor de R$ 12.

Na Serra, a Junta Militar está localizada na rua Domingos Martins, número 130, em Serra Sede, e funciona das 8h às 12h. Em casos de dúvidas, os telefones para contato são (27) 98166-0950 (WhatsApp) e (27) 3251-7593 (telefone).


O que acontece se o alistamento não for feito?

Caso o alistamento obrigatório não seja realizado, a pessoa do sexo masculino ficará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter ou prorrogar a validade do passaporte; realizar matrícula em qualquer estabelecimento público, em qualquer nível de graduação; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso públicos; exercer qualquer tipo de cargo público, seja por eleição ou nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios - por exemplo, premiações da Loteria Federal, como a Mega Sena.