Prefeitura, Cesan e Ambiental Serra assinam acordo para captação de esgoto nos córregos Laripe e Irema

Rede alternativa de coleta será implantada para diminuir a poluição sobre os mananciais

Prefeitura, Cesan e Ambiental Serra assinam acordo para captação de esgoto nos córregos Laripe e Irema


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Cesan/reprodução

A Prefeitura da Serra assinou um acordo de cooperação técnica com a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e a Ambiental Serra para execução de obras de um sistema alternativo de captação de esgoto na região dos córregos Laripe e Irema.

Atualmente, os dois mananciais recebem descarte de esgoto doméstico vindo, principalmente, de ocupações irregulares.

Muitas dessas residências lançam esgoto na calha dos rios ou na rede de drenagem, esta última feita apenas para receber água de chuva. 

O acordo assinado na última sexta-feira (29) tem por objetivo implantar uma estrutura de coleta desse esgoto que chega de forma inadequada a esses córregos. 

Será feita uma rede auxiliar paralela às margens dos córregos que terá função dupla, fazendo o papel tanto de uma rede de drenagem quanto de esgoto, recebendo o material lançado diretamente por cerca de 700 imóveis, evitando que poluam os mananciais.

Tudo o que for coletado será transportado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Feu Rosa.

Com esta obra, de acordo com os dados da Cesan e Ambiental Serra, é esperado que haja uma melhoria na qualidade da água dos recursos hídricos, diminuindo a poluição, a curto prazo.

O córrego Irema possui três quilômetros de extensão, nasce em Feu Rosa e deságua na Praia da Baleia, em Jacaraípe. Já o corrego Laripe passa pelos bairros Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Ourimar e deságua na praia de Manguinhos.

A Secretaria de Meio Ambiente da Serra e a Procuradoria do município estão acompanhando o processo. A obra será construída e operada pela Ambiental Serra.