Professores participam de formação continuada sobre projetos curriculares na EJA

Encontros foram realizados por área do conhecimento e discutiram as abordagens  dos temas integradores

Professores participam de formação continuada sobre projetos curriculares na EJA


Texto: Elton Lyrio - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação da Serra (Sedu) concluiu, nesta quarta-feira (14), um ciclo de formação para professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os encontros virtuais tiveram como objetivo refletir sobre construção de projetos curriculares com temas integradores - aqueles abordados pelas várias áreas de conhecimento - a partir de situações reais vivenciadas pelas comunidades escolares e pelos estudantes e de temas relevantes para sua formação. São exemplos de temas integradores: cidadania e direitos humanos, sustentabilidade, educação no trânsito, entre outros.

Durante o encontro, foram compartilhadas experiências pedagógicas e analisados os temas integradores das atividades curriculares integradas, reforçando a importância de uma prática contextualizada e alinhada às diretrizes da Secretaria de Educação. É importante destacar que promover formação continuada para os professores que atuam na EJA é essencial para fortalecer o trabalho dos nossos profissionais. A EJA tem suas próprias especificidades e refletir sobre como os projetos pedagógicos dialogam com elas é muito importante”, afirmou a gerente de Formação Continuada da Sedu, Fabiana Marins.

A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Sedu, Elizangela Burmann, também destacou a importância dos encontros para que os professores estejam cada vez mais preparados para acolher, escutar e promover uma aprendizagem de qualidade. “A EJA tem uma realidade única, marcada por trajetórias de vida diversas e desafiadoras. Por isso, pensar em projetos curriculares integradores é essencial para garantir que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo e transformador”, pontuou Elizangela.