Projeto de reciclagem a um passo de atingir 100% das escolas na Serra
Além de incentivar a educação ambiental e sanitária, o projeto realiza a coleta de materiais recicláveis evitando que os resíduos sejam descartados em aterros sanitários.

Texto: Roberta Pelissari/Elton Lyrio
- Foto: Freepik
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços está a um passo de fechar em 100% a adesão das escolas no programa de coleta seletiva , o Recicla Serra. Atualmente,146 unidades da rede municipal de ensino da Serra, incluindo Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Centros de Educação Infantil (CMEIs) aderiram ao programa e estão realizando a separação dos resíduos. A Serra possui 147 unidades de ensino e a previsão que até o mês de julho todas integrarão o programa.
Além de incentivar a educação ambiental e sanitária, o projeto realiza a coleta de materiais recicláveis, contribuindo para a preservação ambiental ao evitar que esses resíduos sejam descartados em aterros sanitários.
De acordo com a Secretaria de Serviços, a separação prévia dos resíduos sólidos recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, ocorre diretamente na fonte geradora (escolas). Esses materiais são depositados em um compartimento chamado BAG, fornecido pela Prefeitura da Serra às escolas. Diretores, pedagogos e às equipes de auxiliares de serviços gerais (ASG’s) são responsáveis pela se separação dos resíduos.
Todo material recolhido é destinado às Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do município: Recuperlixo (localizada no bairro Jardim Tropical), Abrasol (localizada no bairro Planalto Serrano – Bloco B) e ARS Recicla (localizada no bairro Novo Porto Canoa), promovendo a economia circular e gerando impacto social positivo para os catadores associados.
"Ao valorizar a coleta seletiva, não apenas contribuímos para a sustentabilidade do nosso município, mas também fortalecemos a inclusão social ao gerar oportunidades de renda para os catadores organizados, garantindo a destinação adequada dos materiais recicláveis. A coleta seletiva nas escolas é essencial para a construção de um futuro mais sustentável para todos ", afirma o secretário Municipal de Serviços, Enivaldo Dias.
Recicla Escola
A iniciativa integra o Programa ReciclaSerra, da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese). No âmbito escolar, o projeto é denominado ReciclaEscola. As ações foram intensificadas em 2024 com o objetivo de expandir a coleta de materiais recicláveis para todas as escolas do município, promovendo a conscientização ambiental e a destinação correta dos resíduos.
Para a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, a chegada do ReciclaSerra a todas as unidades escolares ajuda na construção de comportamentos mais sustentáveis. “Levar a coleta seletiva para as nossas escolas e nossos Cmeis contribui com o objetivo de construir uma cidade cada vez mais sustentável. Além disso, transforma os profissionais que atuam nas unidades em multiplicadores dessas boas práticas em suas famílias e comunidades. Dessa forma, estamos contribuindo para a mudança de hábitos em relação aos resíduos e ao meio ambiente”, reforça Mayara.
Como separar?
Papel: Papelão, rascunhos, envelopes, revistas, livros, jornais, caixas, listas telefônicas, cadernos, cartolinas, embalagens de suco e leite (embalagem tetra pak), caixa de pizza, papel cartão, dentre outros passíveis de reciclagem.
Plástico: Garrafas plásticas, copos descartáveis, tampas, potes, frascos plásticos, sacolas, canos e tubos de PVC, brinquedos de plástico, baldes, dentre outros passíveis de reciclagem.
Vidro: Potes de conserva, garrafas, vidros especiais (como tampa de forno micro-ondas), copos, dentre outros passíveis de reciclagem.
Metal: Arames, pregos, latas, ferragens, cobre, embalagem de marmitex de alumínio, panelas sem cabo, chapas, papel alumínio limpo, talheres de metal, dentre outros passíveis de reciclagem.