Samba-enredo criado na Serra abre o Carnaval de Vitória com mensagem de inclusão

O desfile das escolas de samba começa nesta sexta-feira (06)

Samba-enredo criado na Serra abre o Carnaval de Vitória com mensagem de inclusão


Texto: Dayana Souza - Foto: Arquivo PMS

A Serra abre, mais uma vez, o Carnaval de Vitória com protagonismo e mensagem de inclusão. A partir desta sexta-feira (06), pelo terceiro ano consecutivo, o Bloco Que Loucura abre oficialmente a folia no Sambão do Povo. Desta vez, leva para a avenida um samba-enredo criado a partir da vivência de um usuário do CAPS da Serra.

A construção da música foi fruto de uma parceria entre o psicólogo Valter Molulo, o enfermeiro da unidade Valter Lucena e um usuário da rede municipal de saúde mental da Serra, que preferiu não se identificar. A escolha reforça o caráter coletivo da obra e da conquista. Intitulada “Almas que libertam, mentes que curam”, a composição é um manifesto poético da luta antimanicomial e da defesa do cuidado em liberdade.

A letra do samba homenageia personagens históricos que marcaram a reforma psiquiátrica e a relação entre arte e saúde mental, como Michel Foucault, Franco Basaglia, Paulo Amarante, Nise da Silveira, Arthur Bispo do Rosário e Dona Ivone Lara.

Para Valter Lucena, enfermeiro da unidade e compositor, o desfile é mais do que celebração. “Levar a saúde mental para a avenida é levar cuidado. Mostra que quem está em tratamento pode e deve ocupar todos os espaços da cidade”, afirma.

Formado por usuários, familiares e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Grande Vitória, com forte participação da Serra, além de estudantes e professores da Universidade Federal do Espírito Santo, o bloco transforma arte e cultura em ferramentas de reabilitação psicossocial e combate ao preconceito.

Confira o samba-enredo:

ALMAS QUE LIBERTAM, MENTES QUE CURAM

Fucô futucou, Basaglia construiu
Amarante trouxe por Brasil
E no Brasil
 
Juliano Moreira, Dona Nise da Silveira
Artur Bispo do Rosário
A arte invadiu o Hospital
Ivone Lara foi fundamental
Ivone Lara foi fundamental, sorriso negro
 
Fucô futucou, Basaglia construiu
Amarante trouxe por Brasil
E no Brasil
 
No Brasil, amantes da liberdade
Invadiram a cidade
Num movimento sensacional
É a luta antimanicomial
Luta antimanicomial e coisa e tal
 
Fucô futucou, Basaglia construiu
Amarante trouxe por Brasil
E no Brasil
Zé Anésio, uma alma que liberta
Todo cheio de ternura
Deu o passo inaugural
Para o Bloco Que Loucura
Bloco Que Loucura ai que doçura