Na Casa da Rosa, sonhos de infância se tornam realidade

Uma das alunas do local realizou o sonho de ter sua própria boneca

Na Casa da Rosa, sonhos de infância se tornam realidade


Texto: Anete Lacerda - Foto: Edson Reis

Maria Cristina dos Santos Lima, a Cris, 53 anos, mora no bairro Feu Rosa há 30 anos. Desde que começou a frequentar a Casa da Mulher Empreendedora (Casa da Rosa), em maio, sua vida tomou um rumo diferente. Ali, ela descobriu que nunca é tarde para realizar sonhos, nem mesmo aqueles que pareciam esquecidos.

Cris carrega uma história de luta. Cresceu no interior com mais sete irmãos, em uma família que garantia o básico para sobreviver com muito trabalho. Durante a infância, nunca teve uma boneca. Enquanto outras meninas brincavam, ela via os pais priorizarem a alimentação da casa. Mas a vontade de ter uma boneca nunca saiu do seu coração.

Hoje Cris está realizando esse desejo na Casa da Rosa. Durante uma aula de crochê, viu uma boneca feita pela professora e decidiu que faria a sua. Com as mãos que nunca desistiram de trabalhar e aprender, Cris começou a fazer a sua própria boneca.

“É um sonho que pensei que nunca iria realizar. E agora está acontecendo, feito por mim mesma. Não consigo descrever essa felicidade", comemora.

Para Cris, a Casa da Rosa é muito mais do que um lugar para aprender artesanato.

“Aqui é onde a gente desabafa do cansaço do dia a dia, encontra outras mulheres, aprende coisas novas e se sente acolhida. Sempre que posso, convido mais gente para vir fazer os cursos. Esse lugar é maravilhoso!”, se emociona.

Sobre a Casa da Rosa

A Casa da Rosa é um espaço da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom) que oportuniza às mulheres serranas  cursos e capacitações, além de oferecer palestras, rodas de conversa e orientações. 

Como acessar os serviços da Casa da Rosa
- Endereço: Praça das Dálias, Bairro Feu Rosa
- Telefone: (27) 98182-1023 (Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres)
- Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 18h     - Idade mínima: 16 anos

Curso oferecidos: crochê, costura criativa, bordado manual, vagonite, pintura imobiliária, eletricista predial, entre outros. 

Outras atividades: vivência em arteterapia, workshops sobre vários temas, palestras e rodas de conversa.