Serra 467 Anos: Secretaria de Obras entrega uma das maiores obras de mobilidade feita por um município

Entrega do Sistema Viário Eldes Scherrer Souza mudou o trânsito de Laranjeiras; confira próximos projetos

Serra 467 Anos: Secretaria de Obras entrega uma das maiores obras de mobilidade feita por um município


Texto: Daniela Salgado - Foto: Edson Reis - Secom/PMS

O ano de 2023 representou um marco para a história da Serra. Isso porque, há um pouco mais de um mês, a Secretaria de Obras (Seob) do município entregou uma das maiores obras de mobilidade urbana da cidade: o Sistema Viário Eldes Scherrer Souza, em Laranjeiras.

Com um investimento de R$ 68 milhões, a obra transformou o cenário do trânsito na região de Laranjeiras e beneficiou, dessa forma, cerca de 45 mil condutores que trafegam diariamente pelo local. 

“É a maior obra de mobilidade urbana realizada por um município no Espírito Santo. Com essa obra, nós conseguimos melhorar, significativamente, a mobilidade e o trânsito da região, trazendo mais desenvolvimento para o município da Serra”, completa a secretária de Obras, Izabela Roriz.

O Sistema Viário também possui 3,6 quilômetros de ciclovias que interligam a Av. Eldes Scherrer Souza com a Av. Copacabana e a Av. Talma Rodrigues Riveiro. 

Próximos projetos

Outros projetos de mobilidade estão previstos para a Serra. No momento, acontece a obra do Binário da Norte Sul, que tem o objetivo de aumentar a mobilidade urbana e melhorar a macrodrenagem da região de Jardim Limoeiro.

A extensão da obra é de aproximadamente 19,5 quilômetros e engloba 41 ruas. O binário transformará a avenida Norte Sul em mão-única no sentido Laranjeiras. No sentido inverso, em direção a Vitória, os veículos passarão pela avenida Lourival Nunes, em Jardim Limoeiro. Com as obras do binário a Norte Sul terá três faixas para veículos e uma ciclovia, que se ligará com a ciclovia da avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. 

Além do Binário, em 2023, a Serra recebeu - pela primeira vez - uma operação de crédito internacional para obras de infraestrutura. Entre as obras que podem vir a ser feitas com os recursos do New Development Bank (NDB) estão a ligação de Civit I e II com a BR-101 e Avenida Norte-Sul e a 3ª via de ligação entre Serra e Vitória.