Serra 468 Anos: Colab transforma Serra em cidade mais participativa

São 70 opções de demandas que podem ser direcionadas a diversos departamentos da prefeitura

Serra 468 Anos: Colab transforma Serra em cidade mais participativa


Texto: Djeisan Maria - Foto: Filipe Oliveira

Lançado em 2022, o aplicativo Colab aprimorou a forma como os moradores da Serra interagem com a Prefeitura da Serra. Com mais de 11 mil usuários cadastrados e quase 17 mil demandas recebidas, a plataforma se tornou um canal direto para solicitar serviços e fazer denúncias, contribuindo para uma cidade mais organizada e responsiva.

Por meio do Colab, os cidadãos têm acesso a uma gama de serviços públicos. São 70 opções de demandas que podem ser direcionadas a diversos departamentos da prefeitura, como Vigilância Sanitária, Fiscalização Ambiental,  de Obras, dentre outras. 

Um dos serviços mais acessados é o de tapa-buracos, que conta com uma taxa de resolutividade de mais de 90%. Outro destaque é o de Papa-Treco, que recolhe móveis e eletrodomésticos nas residências e que conta com mais de 80% das demandas atendidas. 

Um levantamento realizado pelo Departamento de Geoprocessamento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit) revelou o sucesso da ferramenta, que recebe solicitações de todos os bairros serranos. A facilidade de uso e a agilidade no atendimento das solicitações têm sido os principais destaques.

“O Colab é uma importante ferramenta porque gera transparência, já que ao utiliza-lo, a pessoa tem acesso a informações sobre as ações da prefeitura e pode acompanhar de perto como suas demandas estão sendo atendidas.Também podemos destacar a questão da eficiência, já que a demanda é direcionada ao setor com rapidez, garantindo uma resposta mais rápida e eficiente. Além disso, os serranos podem participar da gestão da cidade, apontando as melhorias necessárias e solicitando os serviços ", pontua a gerente de Governo Digital da Seicit, Adriele Lima. 

Para utilizar o Colab, basta baixar o aplicativo gratuitamente em qualquer loja de aplicativos e realizar um breve cadastro.

Adoção de pets, um novo serviço

O mais novo serviço do aplicativo, que já faz sucesso, é a adoção de gatos e cachorros. Agora, qualquer cidadão com mais de 18 anos pode adotar um pet resgatado pelas ruas de forma simples e rápida. 

O processo é totalmente on-line: basta acessar o aplicativo, escolher um animal e agendar uma entrevista. Após a aprovação, o adotante pode levar o novo amigo para casa. A iniciativa visa reduzir o número de animais abandonados nas ruas e incentivar a adoção responsável.

“Adotar um animal de estimação é um ato de amor e responsabilidade que transforma a vida tanto do animal quanto do adotante. Esses animais foram resgatados nas ruas do município, gravemente feridos, foram acolhidos, cuidados e agora estão à espera de um lar. Estamos oferecendo uma segunda chance a um ser que enfrentou abandono e dificuldades, além disso contribuindo para a redução de animais alojados e permitindo a continuação do atendimento a outros animais”, afirma a diretora do Departamento de Bem-Estar Animal, Isis Menezes.