Serra é contemplada com recurso estadual para melhorias na assistência farmacêutica
Proposta de criar uma bolsa retornável com medicamentos fracionados a quem tem dificuldades de leitura vai receber recurso de R$ 20 mil
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Reprodução/redes sociais
A Serra foi um dos três municípios contemplados no Programa de Fortalecimento da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde SUS (PROFAF SUS/ES), do Governo do Estado. O resultado foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira (4).
A proposta vencedora da Serra busca auxiliar o tratamento e o acompanhamento de pacientes considerados vulneráveis ao lidar com medicamentos. Caso de pessoas com dificuldades de leitura ou com baixo nível de alfabetização e compreensão das prescrições médicas.
A ideia é desenvolver o protótipo de uma bolsa retornável, devidamente organizada e etiquetada, facilitando o armazenamento e o transporte seguro dos medicamentos fracionados, garantindo que os pacientes recebam a dose correta no momento adequado. O município receberá um investimento de R$ 20 mil, pagos por meio de repasse fundo a fundo.
A gerente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde da Serra, Mariana Menegueli, comemorou a conquista.
“É um recurso muito bem-vindo que poderá ser utilizado para equipar as farmácias de nossa rede e desenvolvermos a tão sonhada bolsa/maleta retornável de medicamentos para os pacientes. Pode parecer simples na sua execução mas os resultados se traduzem em qualidade de vida dessas pessoas e diminuição de acidentes e internações relacionados a um uso incorreto de medicamentos”, destacou.