Serra fecha 2025 com menor número de homicídios em 30 anos

Com queda de 16,5% no ano, município alcança marca histórica desde o início da contagem oficial, em 1996

Serra fecha 2025 com menor número de homicídios em 30 anos


Texto: Elton Lyrio - Foto: Gabriel Barroso

A Serra encerrou o ano de 2025 com o menor número de homicídios das últimas três décadas. Dados oficiais consolidados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) apontam que a cidade registrou 101 homicídios entre janeiro e dezembro, o menor número desde que o levantamento começou a ser realizado, em 1996.

A redução representa uma queda de 16,5% em comparação ao ano de 2024, quando 121 crimes contra a vida foram registrados. Na comparação com o ano de 2002, quando foi a cidade atingiu o pico de homicídios da série - com 434 casos - a redução foi de 76,7%.

“É o resultado de um trabalho contínuo, com planejamento, integração das forças de segurança, inteligência e presença do poder público nos territórios. Seguimos avançando com responsabilidade, porque cada vida importa e segurança se constrói todos os dias”, destaca o prefeito Weverson Meireles.

O prefeito também destacou que o resultado é fruto de um trabalho de longo prazo, inciado na gestão Sérgio Vidigal.

“Esse avanço também é fruto da base sólida construída na gestão do prefeito Sergio Vidigal, que estruturou políticas importantes para a segurança pública da cidade. Damos continuidade a esse trabalho, aprimorando as ações e mantendo o foco no que realmente importa: proteger as pessoas”, ressalta.

Um dos destaques do ano foi o período entre 12 de novembro e 9 de dezembro, quando a cidade alcançou a marca de 26 dias consecutivos sem nenhum registro de crime contra a vida. 

Feminicídios
Outro dado positivo do balanço anual foi a queda nos feminicídios, que apresentaram uma redução de 20%, passando de cinco casos em 2024 para quatro em 2025.

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, reforçou que essas reduções são fruto de um trabalho que une inteligência e presença territorial. 

"Este marco histórico, o melhor resultado em quase três décadas, assim como a redução dos feminicídios, não é fruto do acaso, mas sim da integração total entre as forças. O trabalho que nós estamos realizando na Secretaria de Defesa Social (Sedes) tem como pilar a valorização e o fortalecimento da nossa Guarda Civil Municipal, que atua com dedicação incansável na ponta, garantindo a proteção do cidadão serrano. Somamos o empenho da GCM ao diálogo constante com as polícias, o Ministério Público e o Judiciário, provando que, com método e responsabilidade, é possível retomar a paz nos territórios. Seguimos com diretrizes claras: inteligência, presença e tolerância zero contra o crime."

Gracimeri também destaca que essa eficiência também se reflete na proteção à vida das mulheres. 

“Neste ano tivermos a criação da Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Seppom, que une o braço operacional da GCM ao acolhimento especializado para garantir que as medidas protetivas sejam cumpridas e vidas sejam salvas”, finaliza.