Serra implanta mais uma melhoria para agilizar a abertura de negócios
Interessados em abrir negócios no município podem consultar pela internet as atividades permitidas em cada localidade

Texto: Marcos Sacramento/ Bianca Oliveira
- Foto: Freepik
Comprometida em reduzir a burocracia e facilitar procedimentos, a Prefeitura da Serra implementou uma melhoria na consulta ao Plano Diretor Urbano Sustentável. Agora, empreendedores interessados em abrir negócios no município podem consultar pela internet as atividades permitidas em cada localidade.
Para isso, basta entrar no Portal da Prefeitura da Serra (www.serra.es.gov.br) e acessar a aba empreendedor, serviços digitais ou ainda o acesso rápido. Em seguida, entrar no campo “Consulta PDMS” e preencher o formulário com as informações sobre a localidade e o tipo de negócio. Não é preciso cadastro para utilizar a ferramenta.
A Consulta ao PDMS é um documento utilizado nas aprovações de projetos construtivos, no licenciamento ambiental, na emissão de alvará de funcionamento e no registro de empresas no município, por informar se a atividade pretendida é permitida ou tolerada na área de zoneamento onde será exercida.
Antes, esta pesquisa era feita por meio de processo digital, que levava mais tempo para retornar o resultado ao interessado e ocupava servidores nesta tarefa. Agora, todas as etapas são feitas de forma digital e o resultado é exibido imediatamente.
“Isso é mais uma contribuição para a melhoria do ambiente de negócios da Serra. A medida simplifica o trâmite e o andamento de processos e facilita a vida de quem quer empreender, contribuindo para que a Serra tenha um desenvolvimento sustentável aplicado com muita rapidez”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano da Serra, Cláudio Denicoli.