Advogados municipais prestam 10 mil orientações jurídicas em 2024
O atendimento on-line tem crescido exponencialmente a cada ano.
Texto: Anete Lacerda
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A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), através do Departamento de Assistência Judiciária Municipal (Dajum), realizou nos últimos seis meses dez mil orientações jurídicas. Foram 4.283 atendimentos on-line e 5.717 presenciais.
Lílian Mota, secretária de Direitos Humanos e Cidadania, diz que o que mais impressiona é o aumento do atendimento on-line, por meio do aplicativo Whatsapp, que tem crescido exponencialmente a cada ano. “O atendimento foi implantado no auge da pandemia do Covid-19, que acelerou a adoções de soluções digitais no meio jurídico”, explica. Para mostrar a evolução, Lílian informa que em 2022 foram realizados 4.045 atendimentos, e em 2023, 6.987.
Heloísa Campos, diretora do Dajum, lembra que o mundo digital já é uma realidade, e é importante aderir ao atendimento on-line, que proporciona aos munícipes celeridade, flexibidade e redução dos custos de locomoção. “O sistema ainda precisa de alguns ajustes, mas adianta a vida do munícipe serrano, que pode contar com um advogado à disposição a qualquer momento”, conclui.
A assistência é destinada a moradores da Serra com renda familiar mensal de até três salários mínimos e patrimônio de até 180 salários mínimos. O atendimento é por livre demanda, com distribuição de 10 senhas pela manhã, às 8h,e 10 senhas à tarde, às 12h.
Serviço
Casa do Cidadão
Telefones
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