Apresentação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 da Serra é transmitida ao vivo
No evento, a proposta foi detalhada

Texto: Djeisan Maria
- Foto: Edson Reis
Na manhã desta quarta-feira (02), a Prefeitura da Serra transmitiu ao vivo, pelo canal oficial no YouTube, a apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2026. O evento reuniu representantes da sociedade civil e do poder público e teve como objetivo detalhar as diretrizes para a proposta orçamentária do município, permitindo à população participar do processo de planejamento financeiro da cidade.
O Secretário de Fazenda, Henrique Valentim, foi o responsável por explicar o processo de construção do orçamento da Serra. Durante sua fala, ele destacou que o orçamento é calculado com base nas despesas e receitas do município, levando em consideração não apenas os dados financeiros atuais, mas também previsões econômicas, como a inflação, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a taxa de câmbio e a Selic, taxa básica de juros da economia.
O evento contou com a presença de cidadãos, além de representantes da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), da Associação dos Empresários da Serra (Ases) e da Câmara Municipal de Vereadores. A interação da comunidade é fundamental no processo de elaboração do orçamento e, por isso, o prefeito da Serra, Weverson Meireles fez questão de agradecer a participação de todos. “A Serra cresce de maneira sustentável por conta dos debates que nos permitem o planejamento. A participação popular é um dos pilares para que possamos garantir a eficácia na discussão do orçamento”, afirmou o prefeito.
A população tem até o próximo dia 7 de abril para opinar sobre o orçamento no site oficial da LDO 2026: ldo2026.serra.es.gov.br , onde será possível enviar sugestões e contribuições para a construção do orçamento do próximo ano.
A importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é um dos três instrumentos orçamentários definidos pela Constituição Federal. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que executa o orçamento, e está diretamente ligada ao Plano Plurianual (PPA), que planeja as ações governamentais para um período de quatro anos. A LDO tem como objetivo principal estabelecer as metas e prioridades do governo para o exercício financeiro seguinte, garantindo que o planejamento orçamentário seja executado de maneira eficaz e equilibrada.
A LDO também visa assegurar a transparência na gestão pública e promover a participação popular, essenciais para um processo democrático e eficaz. Além disso, a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2026 tem como foco a estabilidade econômica e o desenvolvimento sustentável do município.
Para o ano de 2026, a previsão de receita para a Prefeitura da Serra é de R$ 3.416.733,00, que será distribuída entre diversas áreas da administração pública, conforme as prioridades e metas estabelecidas pela LDO.