Começa hoje entrega das guias de IPTU na Serra

A cota única ou a primeira parcela vai vencer no dia 17 de maio

Começa hoje entrega das guias de IPTU na Serra


Texto: Fernanda Neves - Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS

A partir desta quarta-feira (10) será entregue a guia simplificada de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), das Taxas pela utilização de Serviços Públicos (TSP) e da contribuição para o custeio da iluminação pública (Cosip) aos proprietários de imóveis e terrenos na Serra. São cerca de 200 mil inscrições em todo o município. 

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Henrique Valentim, a novidade do ano é o formato da guia de pagamento: Apenas uma folha com os códigos de barras correspondentes às parcelas do imposto.

“Sai o tradicional carnê com várias folhas e entra uma guia semelhante a uma conta de telefone. É uma maneira de usar menos papel, contribuir com o meio ambiente e facilitar tanto a entrega, quanto o armazenamento deste documento”, explicou.

Henrique disse, ainda, que as guias de cobrança serão entregues diretamente aos contribuintes pelos servidores da prefeitura.

“O servidor vai até o local devidamente identificado com crachá. O morador pode conferir foto, nome e matrícula do servidor, além da própria guia de IPTU”, reforçou o secretário.

O novo formato possibilita atualização de cadastro por parte do contribuinte, o acesso a informações de dívida ativa e a informações detalhadas do lançamento do imposto. O objetivo foi facilitar a identificação e o entendimento por parte do contribuinte do que está sendo cobrado.

Conforme o Código Tributário Municipal, os valores foram reajustados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial - IPCA-E, acumulado no exercício de 2020, ou seja, em 4,23%.

Os interessados em realizar o pagamento em cota única terão 10% de desconto sob o valor final do imposto. Porém, também é possível efetuar a quitação dividindo em seis cotas, conforme calendário abaixo:

  • 1º cota ou cota única 17/05/2021
  • 2º cota 15/06/2021
  • 3º cota 15/07/2021
  • 4º cota  16/08/2021
  • 5º cota  15/09/2021
  • 6º cota  15/10/2021

Para valores acima de R$ 3.500, o contribuinte pode solicitar o parcelamento do valor final em até oito cotas, incluindo parcelas nos dias 15/11/2021 e 15/12/2021.