Controladoria-Geral lança nova carta de serviços no Portal da Transparência

A carta foi elaborada pela organização pública e visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados

Controladoria-Geral lança nova carta de serviços no Portal da Transparência

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Reprodução/Transparência

A Controladoria-Geral do Municipal lançou uma nova carta de serviços no portal da transparência do município, que foi elaborada pela organização pública e visa informar aos cidadãos quais os serviços prestados, como acessar e obter esses serviços.

Pensando nisso, e com foco em um modelo de gestão participativa e transparente, a Controladoria Geral do Município da Serra, através da Subsecretaria de Transparência e Combate à Corrupção, elaborou uma nova apresentação visual da Carta de Serviços do Município da Serra.

A carta de serviços ao cidadão é um instrumento de controle social, mostrando quais são os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos. Contendo informações atualizadas e discriminadas por assunto, o novo layout e a nova ferramenta visual utilizada facilita o acesso dos usuários a carta de serviços do Município, trazendo mais clareza, rapidez e eficácia nas consultas.

O Controlador-Geral, Victor Wanick, falou sobre ele ressaltou que enquanto órgão de controle e transparência, a Controladoria-Geral têm buscado realizar melhorias no Portal da Transparência, não só para atendimento aos padrões e exigências dos órgãos de controle externo, mas também no que tange ao acesso das informações por parte dos usuários do Município.

“Assim, com base na Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, o portal da transparência contempla hoje uma Nova Carta de Serviço, que tem como objetivo divulgar os serviços prestados pelo município e como acessá-los de uma forma moderna e comunicativa, um grande avanço do município da Serra  na transparência das ações públicas e nos mecanismos de acesso à informação e de promoção do controle social”, pontuou.

A realização desta carta resulta na organização de um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais como a participação do cidadão, informação e transparência. Esses princípios têm como ideias iniciais o foco no cidadão e a indução do controle social.

A subsecretária de Transparência e Combate a Corrupção, Christiane Lorenzutti, falou sobre o objetivo da nova carta.

“O compromisso de atender com eficiência e efetividade às demandas da sociedade está presente nesta Carta de Serviços ao Cidadão. Pensamos em um layout simples, claro e objetivo que apresenta os principais serviços oferecidos pela Prefeitura Serra e as formas de acessá-los. Mais um avanço da transparência e do controle social em nosso município”, disse.