Projeto Aluno Auditor é destaque em evento nacional
Evento foi realizado em Uberaba, Minas Gerais

Texto: Marcos Sacramento
- Foto: Comunicação - CONACI
O projeto Aluno Auditor, desenvolvido pela Controladoria Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), foi destaque em evento nacional. A iniciativa integra o projeto nacional “Estudantes em Movimento”, que foi apresentado na 53ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), evento realizado em Uberaba.
A Serra foi representada pelo Controlador Geral, Emiliano Ricas, que lembrou que o projeto da Prefeitura da Serra está inserido em diretrizes nacionais. “Falamos sobre o Aluno Auditor como uma experiência do Programa Estudantes em Movimento, coordenado pelo Conaci, destacando a participação social, valores éticos e a formação da cidadania pelo protagonismo dos estudantes”, explica o controlador.
“A iniciativa só é viável pelo apoio da alta administração. Com a consciência, engajamento e apoio do prefeito Weverson Meireles, os resultados esperados para o ano de 2025 são os melhores possíveis”, acrescenta.
Projeto Aluno Auditor
Lançado em 2023, o projeto Aluno Auditor visa estimular a participação dos alunos na gestão das escolas municipais, criando um canal direto entre os estudantes e a administração. Para isso, os alunos aprendem conceitos de auditoria para avaliar questões pertinentes ao dia a dia escolar, como salas de aulas, parte externa da escola, a merenda escolar, biblioteca, banheiros, quadra, salas de informática, entre outros.
O projeto já apresentou resultados positivos na Emef Pastor Oliveira de Araújo, no bairro Divinópolis, com estudantes dos 8º e 9º anos, e na Emef João Paulo II, em Jardim Carapina. Para o primeiro semestre de 2025, a previsão é que mais duas escolas sejam contempladas: as Emefs Irmã Dulce e EMEF João Calmon.
Conaci
O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) é composto por 68 controladorias estaduais e municipais, incluindo a Controladoria-Geral da União (CGU). A Reunião Técnica tem como objetivos promover a troca de conhecimentos e debater as melhores práticas para o desenvolvimento de uma gestão pública eficiente e transparente.