Controladoria Lança Cartilha em comemoração ao Dia Nacional da Ética
O Dia Nacional da Ética foi comemorado nesta segunda-feira 2 de maio
Texto: Bianca Oliveira
- Foto: Divulgaçaõ/CGM
Nesta terça-feira, (3), a Controladoria Geral Municipal (CGM) lançou uma nova cartilha chamada “Condutas vedadas aos agentes públicos municipais da Serra nas eleições de 2022”, em comemoração ao Dia Nacional da Ética, que foi celebrado nesta segunda-feira, dia 2 de maio.
A Cartilha lançada reúne informações básicas acerca dos direitos políticos e das normas éticas e legais que devem nortear a atuação dos agentes públicos municipais neste ano de eleições. Ela está disponível para todos os servidores da Prefeitura da Serra em anexo nesta matéria.
O principal objetivo da cartilha é evitar atos por agentes públicos, candidatos ou não, que possam ser questionados como indevidos nesse período, ou em relação aos quais se possa alegar transbordamento da ordem legalmente estabelecida para o pleito eleitoral e potencial influência na sua lisura.
A equipe responsável pela produção da cartilha é o controlador Geral do Município, Victor Wanick, a subsecretária de Transparência e Combate a Corrupção, Christiane Zitti, o diretor de Integridade, Valtazar Machado, a diretora de Transparência, Michele Lessa, as Assessoras de Auditoria Livia Spadeto e Marcela Ramos. A equipe também contou com a colaboração do procurador Geral Municipal, Harlen Pereira.
Dia da Ética
A palavra “ética” vem do grego “ethos” e significa “modo de ser” ou “caráter”. É o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. A Ética tem a ver com caráter, com aquilo que nós somos, com os nossos valores, com “razão e ação”, isto é, com a lógica, o raciocínio, o julgamento de uma ação concreta com base em princípios morais.
A ética no serviço público, por sua vez, nos remete à ideia de “prática da cidadania correta”, ou seja, de um comportamento voltado para o interesse público e destinado a sempre atender os anseios da sociedade e agir conforme os valores de nossa Instituição.
Sendo assim, a ética, pode ser considerada o “grande pilar da integridade de uma instituição”, razão pela qual o Município da Serra assumiu publicamente nesta gestão o compromisso de fomentar a Cultura de Integridade, Ética e Compliance, com avanços através de cartilhas, treinamentos, disponibilização de ferramentas de Gestão e Controle e de Participação Social.