Cortada do Mastro abre a tradicional Festa de São Benedito neste domingo (15)
Participam bandas de congo, banda de música, cavaleiros e devotos que saem em grande cortejo com uma junta de bois, puxando o mastro de São Benedito
Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Edson Reis
Uma mistura de fé e tradição marca a tradicional Cortada do Mastro, que será realizada neste domingo (14), em Serra Sede, a partir das 17 horas. O evento abre a programação oficial da Festa de São Benedito 2025 no município.
Os festejos de São Benedito da Serra Sede, muito aguardados por serranos e visitantes, figuram entre as maiores celebrações do Estado em homenagem ao Santo Negro. Este ano, a festa completa 180 anos de fé e devoção.
A Cortada do Mastro conta com a participação de bandas de congo, da banda de música Estrela dos Artistas, cavaleiros e devotos, que seguem em grande cortejo acompanhando uma junta de bois responsável por puxar o mastro de São Benedito, representado por um tronco de madeira.
"A Festa de São Benedito é um marco cultural e religioso para o município. Apoiar eventos tradicionais como este é fortalecer a nossa história e a cultura do nosso povo”, reforça o prefeito da Serra, Weverson Meireles.
A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra) e da Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo e do Ministério da Cultura – Governo Federal, e conta com patrocínio do Banestes.
“São 180 anos de fé e tradição. Não é simplesmente uma festa para nós, congueiros, que somos descendentes diretos dessa tradição. É um momento sagrado, em que reafirmamos nossa identidade, honramos o legado deixado pelos nossos antepassados e renovamos o compromisso de manter viva a nossa cultura”, destaca o presidente da ABC-Serra, Deivid Soares.
O evento conta com recursos das leis de incentivo à cultura: Lei Rouanet, Funcultura e Lei Paulo Gustavo.
Programação
A festa inicia às 17 horas, quando o Congo Folclórico São Benedito sai do bairro São Domingos em direção à Igreja Matriz (Nossa Senhora da Conceição) para pedir permissão aos padroeiros, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, para dar início aos festejos.
Após o pedido de permissão, o Congo retorna ao bairro São Domingos para buscar o mastro de São Benedito, representado por um tronco de madeira guanandi, arrastado por três juntas de bois enfeitadas com flores de flamboyant.
Um grande cortejo é formado pelas bandas de congo da Serra, pela Banda Estrela dos Artistas, juntas de bois, cavaleiros, amazonas, festeiros e devotos de São Benedito, que percorrem as principais ruas da Serra Sede.
Participam do cortejo a banda Congo Folclórico São Benedito, Banda de Congo São Benedito Campinho da Serra II, Banda de Congo Konshaça, Banda de Congo Santo Expedito, Banda de Congo São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga e Banda de Congo São Benedito de Santiago.
Confira a programação da Festa de São Benedito 2025:
14/12 – domingo
17h – Cortada do Mastro
20/12 – sábado
18h – Desfile das Bandas de Congo Mirim da Serra
24/12 – quarta-feira
5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konshaça e a Banda Estrela dos Artistas
20h – Missa de Natal na Igreja Matriz
25/12 – quinta-feira
17h – Missa e Procissão de Natal e de São Benedito
20h – Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h30 – Show com João Felipe e Rafael
26/12 – sexta-feira
9h – Missa do Serrano na Igreja Matriz
11h – Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano
12h – Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito
18h30 – Puxada do Mastro com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h – Fincada do Mastro e show pirotécnico
21h30 – Show com Priscila Ribeiro
22h30 – Show com João Bosco e Vinícius
27/12 – sábado
19h – Desfile das Bandas de Congo
21h30 – Show com Taiana França
22h30 – Show Serestão do Zé