Serra lança o programa Família Acolhedora nesta quinta (5)
O serviço promove o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
Texto: Mariana Santos
- Foto: FreePik
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), vai implementar o programa Família Acolhedora, serviço de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A solenidade de implementação vai ocorrer na sede do serviço, em Laranjeiras, a partir das 9h.
O Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias interessadas em acolher temporariamente crianças e adolescentes afastados de suas famílias biológicas por decisão judicial.
Durante o período de acolhimento, a criança ou adolescente recebe suporte emocional e convivência em um ambiente familiar, enquanto os órgãos responsáveis trabalham para reintegrá-los à família de origem ou encaminhá-los para adoção, dependendo do caso.
A secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, falou sobre a importância do programa.
“Ao integrar essas crianças em um ambiente familiar seguro e estruturado, o serviço contribuirá para reduzir o impacto traumático da separação, cultivando resiliência e bem-estar emocional. Além disso, essa iniciativa reforça os laços comunitários, estimula a responsabilidade social e a solidariedade entre as famílias locais, e fortalece a rede de apoio que é essencial para o futuro brilhante e promissor de nossa cidade", disse ela.