Secretaria de Defesa Social usará drones para ações de segurança

Equipamentos totalizaram um investimento de R$ 102 mil

Secretaria de Defesa Social usará drones para ações de segurança

Texto: Daniela Salgado - Foto: Edson Reis

A Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) adquiriu três drones para auxiliar nas ações de segurança pública municipal. Eles serão direcionados para a Defesa Civil, para o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e para a Guarda Civil Municipal da Serra (GCM). O investimento desses equipamentos alcançam os R$ 102 mil.

“São equipamentos de médio porte, com várias funções e que ajudarão muito o trabalho da Secretaria de Defesa Social e os diversos departamentos. Com os drones, também avançamos na pauta da modernização da segurança, somando à presença humana a tecnologia”, pontua o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio.

Na Defesa Civil, o drone  será utilizado para fazer o mapeamento de áreas de risco com possibilidade de desmoronamento, além de locais que podem sofrer com enchentes e/ou não ter uma vazão adequada para receber água da chuva.

O equipamento também ajudará para percorrer, em conjunto com a Secretaria de Serviços da Serra (Sese), as ações de limpeza nos canais pluviais da cidade.

Já o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) utilizará o equipamento para auxiliar no controle do fluxo de trânsito. O drone poderá visualizar o trânsito em tempo real e observar os locais que precisam de intervenções dos agentes.

Já para a Guarda Civil Municipal (GCM), o equipamento será destinado ao serviço de inteligência e áreas importante marcadas por altos índices de crimes e locais de vulnerabilidade serão monitorados. O drone também será utilizado para localizar possíveis fugitivos.

Combate à dengue

Além do auxílio na segurança, o drone também poderá ser utilizado em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa) no combate à dengue. Com a vigilância com uma visão ampliada, poderão ser identificados locais com possíveis focos de mosquitos, além de caixas d’águas destampadas e lugares abandonados.