Em comemoração ao Dia Nacional da Ética, Controladoria vai lançar cartilha

Nesta segunda-feira, (2), é comemorado o Dia Nacional da Ética.

Em comemoração ao Dia Nacional da Ética, Controladoria vai lançar cartilha

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Freepink

Nesta segunda-feira, (2), é comemorado o Dia Nacional da Ética e a Controladoria Geral Municipal (CGM) vai lançar mais uma cartilha chamada “Condutas vedadas aos agentes públicos municipais da Serra nas eleições de 2022”, para os servidores públicos municipais, em comemoração a data.

A palavra “ética” vem do grego “ethos” e significa “modo de ser” ou “caráter”. É o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

A Ética tem a ver com caráter, com aquilo que nós somos, com os nossos valores, com “razão e ação”, isto é, com a lógica, o raciocínio, o julgamento de uma ação concreta com base em princípios morais.

A ética no serviço público, por sua vez, nos remete à ideia de “prática da cidadania correta”, ou seja, de um comportamento voltado para o interesse público e destinado a sempre atender os anseios da sociedade e agir conforme os valores de nossa Instituição.

Sendo assim, a ética pode ser considerada o “grande pilar da integridade de uma instituição”, razão pela qual o Município da Serra assumiu publicamente nesta gestão o compromisso de fomentar a Cultura de Integridade, Ética e Compliance com avanços através de cartilhas, treinamentos, disponibilização de ferramentas de Gestão e Controle e de Participação Social.

O Controlador Geral do Município, Victor Wanick, falou sobre a importância da Cartilha.

“Apresentar essas práticas de forma clara aos servidores deve ser algo constante de modo a atingir cada entidade, órgão e esfera da municipalidade disseminando essa cultura de ética e compliance a todos”, disse.

Victor ainda ressaltou que falar de ética e promover uma nova cultura norteada por esses princípios é uma oportunidade valiosa para repensarmos ações em busca do refinamento ético e transparente nas nossas entregas para a sociedade.

“Ao repensarmos princípios éticos, reforçando nosso compromisso de bem prestar o serviço público e de bem atender ao cidadão,ao cumprir as normativas que recaem sobre nós, gerindo de forma transparente os recursos públicos e prestando contas de tudo que é gasto e investido, ao gerir riscos, prevenindo, detectando e tratando incertezas e, ao ouvir o cidadão através dos nossos canais de comunicação e Ouvidoria: agimos com ética, ou seja, agimos “em conformidade com os princípios éticos”” completou.

A subsecretária de Transparência e Combate à Corrupção, Christiane Ziti, também falou sobre a cartilha.

“Ética  e Compliance não constituem apenas um conjunto de regras a serem cumpridas, mas sim uma cultura em que pessoas tenham em mente qual a melhor maneira de agir diante de todas as situações do cotidiano. A ideia é orientar o servidor público a discernir o que é certo ou errado ou implementar regras e procedimentos que o façam decidir de qual maneira agir.” Afirmou.

A Cartilha que vai ser lançada nesse mês, reúne informações básicas acerca dos direitos políticos e das normas éticas e legais que devem nortear a atuação dos agentes públicos municipais neste ano de eleições.