Em duas semanas, 600 moradores de Vila Nova de Colares atendidos para regularização fundiária

Programa "Seu Lar Todo Seu" está a todo vapor no bairro

Texto: Elisa Rangel/Seter - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

O trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Habitação (Sehab) da Serra para regularização fundiária no bairro Vila Nova de Colares está a todo vapor. Em apenas duas semanas, através do Programa "Seu Lar Todo Seu", cerca de 600 famílias foram orientadas sobre a documentação necessária e 463 novos cadastros já foram feitos.

A primeira etapa do programa começou no dia 12 de julho e a secretaria trabalha para regularizar nessa fase 1.685 lotes, que já estão previamente analisados e selecionados.

Entre os dias 14 e 30 de julho foram realizados 598 atendimentos e a expectativa é de que o número diário só aumente. Por isso, uma equipe da Sehab também tem feito plantões aos sábados para receber os moradores com horário marcado.

Para a execução do programa, o bairro foi dividido em quadras e lotes, tendo como base 25 poligonais. As equipes da Sehab - identificadas como integrantes do programa "Seu Lar Todo Seu" – têm passado nos 1.685 imóveis selecionados (1.126 já foram visitados) e orientado que os ocupantes reúnam os documentos necessários e se dirijam, em data e horário marcados, até o Cras de Vila Nova de Colares para fazer o cadastro.

“À medida que o trabalho avança, mais se propaga a notícia de que a regularização fundiária é sim possível e está sendo realizada. Dessa forma, os próprios moradores vão se mobilizando e vamos conseguir realizar esse tão aguardado sonho das pessoas de ter o título de posse da sua residência”, declarou a secretária municipal de Habitação, Cláudia Silva.

Além de Vila Nova de Colares, o Programa “Seu Lar Todo Seu” foi iniciado este ano em outros três bairros: Jardim Carapina, Parque das Gaivotas e Divinópolis. Em Jardim Carapina, a Secretaria de Habitação trabalha para ter cerca de 1.178 lotes regularizados e, em Parque das Gaivotas, outros 608 lotes.

No último dia 27 de julho, 400 pessoas com imóveis em Jardim Carapina receberam o documento de legitimação fundiária em uma solenidade na quadra da EMEF Escola João Paulo II. Esse foi o resultado da primeira etapa do programa “Seu Lar Todo Seu”, iniciado em janeiro deste ano no bairro.

O objetivo é entregar às famílias o “Título de Propriedade” do imóvel, dando segurança jurídica, dignidade e plena propriedade do imóvel.

Documentos necessários:

Para a regularização do lote, o morador deve entregar no Cras de Vila Nova de Colares os documentos abaixo. A entrega deve ser feita na data e horário agendados a partir das visitas feitas pela equipe da prefeitura que integra o Programa "Seu Lar Todo Seu".

1. Carteira de identidade;
2. CPF;
3. Certidão de Nascimento ou Casamento;
4. Escritura de união estável (se possuir);
5. Comprovante de renda ou declaração de renda;
6. Comprovante de residência atual;
7. Documento que comprova a posse do imóvel por no mínimo 5 anos;
8. Cópia do carnê do IPTU.