Escola Municipal de José de Anchieta II abre 180 vagas para jovens e adultos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Vieira Lessa passou a atender o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), neste ano. Ao todo, há 725 alunos da EJA na rede municipal da Serra.

Escola Municipal de José de Anchieta II abre 180 vagas para jovens e adultos


Texto: Jonathas Gomes - Foto: Divulgação/SECOM

Mais jovens e adultos voltaram a ocupar as carteiras escolares e começaram uma nova etapa de suas vidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Serra. O reencontro com os estudos foi celebrado em grande estilo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II, que abriu a primeira turma da EJA com 180 vagas. 

O evento de recepção foi cheio de energia e motivação para quem decidiu dar mais uma chance aos seus sonhos. Com a presença da secretária municipal de Educação, Mayara Candido, e da subsecretária municipal de Educação, Eva Oliveira Lucas, a aula inaugural promoveu um ambiente de acolhimento e introduziu os novos estudantes à rotina escolar.

A expansão da oferta de vagas para a EJA na Emef Manoel Vieira Lessa foi feita por meio de uma mobilização para identificar a demanda por novas vagas entre jovens e adultos da comunidade de José de Anchieta II, no ano passado. 

A secretária municipal de Educação argumenta que a educação de jovens e adultos cumpre as funções reparadora, equalizadora e qualificadora. Para ela, a modalidade promove a transformação pessoal e social. 

"Oferecer uma nova chance de aprendizado para nossos jovens e adultos é um compromisso que assumimos. A EJA não é apenas uma oportunidade de educação, mas de transformação pessoal e social. A oferta da educação para todos é um direito constitucional. Com a aula inaugural, oferecemos acolhimento para que os novos estudantes iniciem o ano letivo com motivação e alegria."

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Em 2025, 10 escolas municipais ofertam a EJA para conclusão do ensino fundamental, no turno noturno. Podem se inscrever quem tem mais de 15 anos e não cursou ou não concluiu o ensino fundamental. Para fazer a matrícula na EJA, o interessado deve ir até a secretaria de uma das 10 unidades de ensino. 

Para fazer a matrícula na EJA, é preciso ter 15 anos completos. O estudante deve ir até a unidade de ensino e levar um documento de identificação com foto e/ou do responsável (em caso de menor de idade), certidão de nascimento ou casamento do estudante e comprovante de residência. 

As aulas acontecem de segunda a sexta, das 17h50min às 22h. O modelo é semestral, ou seja, o estudante completa uma série a cada seis meses. 

Todos os estudantes têm acesso à alimentação escolar, acervo de livros, salas climatizadas, aulas diversificadas com suporte tecnológico e inclusão digital.

Confira, abaixo, as escolas municipais que ofertam a modalidade EJA – Ensino Fundamental:

EMEF. Aureniria Correa Pimentel - R. I, S/Nº, Novo Horizonte
EMEF. Belvedere - Bairro Industrial, Belvedere 
EMEF. Flor de Cactus - R. Flor de Cactus, S/Nº, Dr. Pedro Feu Rosa 
EMEF. Jonas Farias - R. Rio Casca, S/Nº, Nova Carapina 
EMEF. Julite Miranda Freitas - Av. Jaime Vieira de Rezende, S/Nº, Nova Almeida 
EMEF. Prof. Luiz Baptista - R: 13 de Maio, S/Nº, Jardim Tropical 
EMEF. Profª. Alba Lilia Castelo Miguel - Av. Argentina, S/Nº, Vista da Serra 
EMEF. Serrana - R. Floriano Peixoto, S/Nº, Centro da Serra 
EMEF. Sonia Regina G. Rezende Franco - Av. Vitória, S/Nº, Serra Dourada I
EMEF. Manoel Vieira Lessa - R. Um, 119, José de Anchieta II, Serra